Capítulo Cento e Trinta e Três — Que Relação?
Quando Yunsheng despertou novamente, já não estava no mesmo lugar.
A luz do sol, que há muito não via, feriu-lhe os olhos. Yunsheng ergueu o braço na tentativa de protegê-los, mas notou que sua mão estava enfaixada com panos brancos. Ao mover levemente os dedos, uma dor aguda percorreu-lhe o membro.
Franziu o cenho ao recordar-se de seu plano original. Ao observar o ambiente, compreendeu que fora bem-sucedida.
Como sua mão estava ferida, teve de apoiar o cotovelo na cama para conseguir levantar-se. O quarto era extremamente espartano. Embora se levantasse com lentidão, uma tontura persistente ainda nublava sua mente.
Yunsheng desceu da cama e, sem tempo de calçar os sapatos, correu até a porta. Agarrando o batente, tentou abri-la, apenas para descobrir que estava trancada por fora. Espiando pelas frestas, viu um pátio deserto. Não havia nem sequer um guarda vigiando a entrada. Seriam eles tão confiantes a ponto de a ignorarem?
— Será que não mereço sequer uma guarda para me vigiar? — Yunsheng sentiu, por um momento, a amarga ilusão de ser uma completa inútil.
Lambeu os lábios e voltou para a mesa, servindo-se de uma xícara de chá. Estava quente. Yunsheng fez uma careta e murmurou:
— Ao menos são atenciosos.
A mobília era simples: uma mesa e uma cadeira. Não parecia um lugar feito para se habitar. Yunsheng aproximou-se da janela e tentou empurrá-la, mas não cedeu. Ao chegar mais perto, percebeu que fora pregada com tábuas por fora. Parecia que sua única saída seria, de fato, a porta trancada.
De repente, como se lembrasse de algo, levou a mão à cabeça. Tocou os cabelos repetidamente, mas não encontrou o que buscava. Entrou em pânico. Poderia perder a vida, mas jamais aquele objeto!
Correu para a cama, jogou o cobertor e o travesseiro no chão, mas a cama estava vazia. Sacudiu o cobertor com força, desesperada, mas nada caiu.
— Como pode ser? Onde foi parar? — Yunsheng agarrou os próprios cabelos, à beira do colapso. Teria caído na caverna enquanto estava inconsciente? Não, ela precisava voltar.
Com esse pensamento, correu de volta para a porta, agarrando o batente com força e sacudindo-a violentamente. O cadeado batia contra a madeira, produzindo um som surdo e pesado.
— Alguém! Venham aqui! Tem alguém aí? Socorro! — gritou.
Havia muito tempo que não forçava tanto a voz. A garganta começou a doer, quase a ponto de sangrar. Mas, por mais que gritasse, não houve resposta. Ninguém veio. Até que, exausta e com a voz rouca, ela desistiu.
Sem forças, Yunsheng desabou no chão do quarto. Escondeu o rosto entre as mãos e grandes lágrimas rolaram. Como podia ser tão inútil? Não conseguia proteger a si mesma, nem mesmo o único legado que Shuang'er lhe deixara.
Sentada no chão, soluçou sem parar. Não sabia quanto tempo passou até que, vencida pelo cansaço, deitou-se ali mesmo e adormeceu.
Ao acordar, estava deitada na cama, coberta pelo cobertor. O quarto estava aquecido, como se alguém tivesse colocado um braseiro e a acomodado ali enquanto dormia. Ao tentar levantar-se, sentiu a presença de outra pessoa. Guiada pela intuição, olhou para o lado e, para sua surpresa, viu alguém sentado à mesa, bebendo chá calmamente.
— Quem... quem é você?
A figura virou-se lentamente. Yunsheng percebeu que suas vestes eram muito parecidas com as de Gu Li; na verdade, eram idênticas.
— Você não sabe quem eu sou? — A voz do homem era profunda, áspera como se tivesse sido arrastada por cascalho, carregada de uma rouquidão lancinante e um leve odor de sangue. Yunsheng sentiu os ossos formigarem.
Franziu a testa, tentando controlar o tremor nas mãos, e respondeu:
— Não sei quem é você. Não o conheço.
— Se não me conhece, por que possui este grampo de madeira?
Yunsheng viu então que ele segurava seu grampo, girando-o cuidadosamente entre os dedos. Seus olhos quase saltaram das órbitas.
— Devolva-me isso! — Yunsheng rolou da cama, impetuosa.
O homem teve uma sutil mudança na expressão, mas permaneceu sentado, imóvel, sem intenção de ajudá-la. Apenas inclinou a cabeça e perguntou:
— Quem lhe deu este grampo?
— Não vou lhe dizer — respondeu ela, esforçando-se para levantar do chão.
O homem não pareceu disposto a insistir. Levantou-se e caminhou em direção à saída.
— Aonde vai? Devolva o grampo! — Yunsheng gritou e correu em sua direção, mas ele não olhou para trás. Com passos rápidos, saiu do aposento. Quando ela chegou à porta, só conseguiu ver a folha fechando-se.
Agarrou o batente com força, batendo na porta e gritando, a voz rouca falhando a cada instante:
— Devolva o grampo! O objeto não é seu, por que insiste em tirá-lo de mim? Já não tenho mais nada, não pode me devolver? Seu canalha! — Yunsheng quase gritava em agonia.
Do lado de fora, o homem permanecia indiferente, de costas, o grampo girando em sua mão. Em seus olhos, algo parecia tremeluzir, mas desapareceu num instante. Ele guardou o grampo no peito, virou o rosto e, para a Yunsheng histérica do outro lado, disse com frieza:
— Se estiver disposta a me dizer quem lhe deu este grampo, considerarei devolvê-lo.
Yunsheng ficou estática, sem reação imediata.
— Quando tiver pensado sobre isso, me diga. Tenho todo o tempo do mundo — acrescentou ele, antes de partir.
— Ei! — Yunsheng chacoalhou a porta, recebendo apenas o som metálico do cadeado como resposta.
Por que ele estava tão obcecado com seu grampo? Não deveria estar preocupado com ela? Ele a deixaria ali, sem fazer mais perguntas?
Yunsheng não compreendia as intenções daquele homem. O grampo era uma lembrança de Liu Shishuang. Será que ele a conhecia? Mas como Shuang'er poderia conhecer alguém tão sinistro? Seria um inimigo da família Liu?
Em poucos instantes, Yunsheng considerou inúmeras possibilidades, mas nenhuma a convencia. Caiu novamente em desespero.
Até o pôr do sol, quando o céu começou a escurecer, o homem não voltou. A comida foi deixada à porta. Yunsheng agachou-se e trouxe as tigelas para dentro, uma a uma. Poderia resistir a ele, mas não se deixaria definhar. Precisava cuidar de si e preservar suas forças.
Não temia que envenenassem a comida; se quisessem matá-la, seria tão fácil quanto esmagar uma formiga, sem necessidade de desperdiçar veneno.
Os dias passaram. A saudade de Zhang Jiusheng crescia, a xícara de chá esfriava, o sol nascia e se punha, tudo sem que ela percebesse. O homem apareceu algumas vezes, sempre perguntando a origem do grampo. Como ela não respondia, ele não insistia, nem recorria a torturas; apenas virava as costas e ia embora.
Yunsheng não entendia seu propósito. Liu Shishuang já estava morta; o grampo era apenas uma relíquia, sem valor real além da memória. Por que tamanha insistência?
— Ah... — Yunsheng suspirou, apoiando o queixo na mão, os dedos finos tamborilando na mesa com ritmo.
As conexões da família Liu estavam concentradas na capital, abrangendo desde nobres até comerciantes comuns. Se existia alguma cooperação com esse submundo, Yunsheng acreditava que sim. Comerciantes priorizam o lucro e, por vezes, usam qualquer meio necessário. Especialmente um magnata como Liu Zhizhu. Se investigado a fundo, certamente não seria limpo. Mas, ao ver o modo como o homem tratava o grampo, não havia sinal de ódio. Seriam amigos? Mas se fossem, ele não saberia da morte de Shishuang?
Os olhos de Yunsheng brilharam. Ela murmurou:
— Será que ele não sabe que Shuang'er faleceu? E, além disso, parece não saber que nos conhecíamos. Se ele valoriza tanto o grampo, seu afeto por ela deve ser imenso. Isso é interessante.
Levantou-se e foi até a porta. Olhou para o pátio silencioso sob o céu cinzento, sem saber quando a neve cairia.
— Shuang'er, você realmente é meu anjo da guarda.
Pouco depois, quando o homem trouxe a comida, Yunsheng sentou-se à mesa e fixou o olhar nele. Ele usava um pano preto cobrindo o rosto, revelando apenas olhos amendoados, com os cantos levemente erguidos em um sorriso enigmático, as pupilas escuras escondendo qualquer emoção.
Pela proximidade, Yunsheng notou uma pequena marca de lágrima sob o olho esquerdo dele. Não se lembrava de nenhum homem com tal marca.
Ele não a encarou nenhuma vez. Ao colocar a comida, preparava-se para sair, mas Yunsheng agarrou seu pulso. Ele parou e olhou para ela. Após um longo momento, veio a voz profunda de trás do pano:
— Pensou a respeito?
— Não — ela respondeu prontamente. Ao vê-lo franzir o cenho, Yunsheng sorriu e continuou: — Mas, se você responder a uma pergunta minha, posso lhe contar a origem do grampo.
— Que pergunta?
O brilho nos olhos de Yunsheng aumentou. Se ele respondeu, havia chance.
— Qual era a sua relação com a dona deste grampo?
Para sua surpresa, ele soltou um suspiro, não disse nada e virou-se para sair.
— Ei, por que está fugindo?
Yunsheng não esperava uma recusa tão direta. Entrou em pânico e tentou segurar sua manga, mas ele era rápido demais. Ela deu um passo largo, e a porta bateu com força diante de seu nariz.
Yunsheng fechou os olhos. Mesmo que não quisesse responder, precisava ser tão frio? Contudo, aquilo confirmava que Liu Shishuang tinha alguma ligação com ele. Pelo menos, ele tinha sentimentos por ela; caso contrário, por que tanto zelo com o grampo?
Pegou os hashis e sentou-se à mesa, sentindo-se, pela primeira vez em dias, um pouco mais leve.