Capítulo Cento e Trinta e Dois: Dia de Chuva Forte, Dia de Matar (Segunda Edição)
A ofensiva e as operações de varredura do exército japonês continuavam, sendo natural que não pudessem dedicar muitas tropas à guarda de prisioneiros. Pelo número de sentinelas fora do templo, a guarnição japonesa no local não passava de um pelotão, no máximo cinquenta ou sessenta homens.
Contudo, com o moral atual das forças britânicas e da Força Expedicionária, nem duas companhias seriam suficientes para tomar a posição defendida por esses cinquenta homens.
— Você acha mesmo... que nós, menos de vinte homens, podemos dar cabo daqueles japoneses lá dentro?
Meng Fanle, abraçado ao fuzil, virou-se de lado:
— Olhe para os dois figurões do nosso batalhão. Um é capaz de vagar pela selva o dia inteiro caçando soldados japoneses perdidos; o outro tem a ousadia de liderar menos de um pelotão para atacar um campo de prisioneiros defendido por uma unidade inimiga.
— Estou te fazendo uma pergunta, para de falar besteira!
— Se você olhar pelo ângulo do fator surpresa, é uma boa ideia. Mas matar os japoneses e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos prisioneiros é uma tarefa difícil... O ponto é: por que salvar esses prisioneiros? Só para agradar aquele velho canalha britânico?
Milong não soube responder, e Lin Yue não lhes explicou.
— Lá vem, lá vem.
O aviso de Milong trouxe os pensamentos de Meng Fanle de volta à realidade. Ele se arrastou para a frente e, ao olhar por cima das rochas, viu um indivíduo de uniforme japonês, montado em uma bicicleta, chegar cambaleante ao portão do templo. Após uma breve conversa com os soldados atrás dos sacos de areia, o atirador principal da metralhadora pesada Tipo 92 levantou-se e deu tapinhas no ombro do recém-chegado, em um gesto de aparente camaradagem.
— Ora, ele entrou — Meng Fanle arregalou os olhos.
— Por que esse alarido? — Milong lançou-lhe um olhar de esguelha. — Eu não sou cego.
...
Meia-noite.
Estrondo!
Um clarão azul rasgou a noite longa. Gotas de chuva do tamanho de grãos de feijão despencaram, fazendo a folhagem estalar. O templo estava calmo; os japoneses não levavam a sério as mudanças climáticas típicas daquela floresta tropical.
Shepidu olhou para o local onde o relâmpago havia desaparecido e aproximou-se de Bula.
— Se ele não agir logo, vamos ficar encharcados.
Estrondo!
Outro trovão abafado ecoou. Aproveitando a luz residual, Bula vislumbrou o rosto aterrorizado de um soldado japonês em patrulha no segundo andar do templo. Uma mão cobriu-lhe a boca, e logo abaixo, o brilho frio de uma lâmina cortou o ar.
O trovão se dissipou, a luz do céu se apagou e a terra mergulhou novamente na escuridão. A chuva caía com força, o som das gotas batendo no solo era ensurdecedor. No entanto, no mundo de Bula, o templo estava silencioso, um silêncio aterrador, capaz de fazer ouvir o sangue jorrando da garganta cortada.
Os soldados japoneses que guarneciam o templo acreditavam ter acolhido um sargento atrasado por um pneu furado, sem saber que haviam recebido um carniceiro em uma noite de chuva.
...
Um novo relâmpago cruzou o céu, e Shepidu percebeu um soldado japonês, em um canto do pátio, ser arrastado por uma sombra para dentro dos arbustos, de onde nunca mais saiu.
Cerca de meio minuto depois, uma figura vestida com capa de chuva saiu de lá, caminhou até os três soldados encolhidos sob o beiral do portão e, enquanto dizia algo, abriu uma carteira de cigarros, oferecendo um a cada um.
Os três conversavam alegremente com os cigarros nas mãos. Nesse momento, o homem que oferecera os cigarros levou a mão ao bolso, aparentemente para pegar fósforos, mas, no instante seguinte, duas adagas surgiram como serpentes, cravando-se com extrema crueldade na garganta dos dois à esquerda.
O terceiro homem ficou paralisado. Antes que pudesse entender o que acontecia, uma mão cobriu sua boca enquanto a outra puxou sua nuca com força, e o soldado japonês desabou, inerte.
Um estrondo de trovão.
A luz elétrica iluminou os três cadáveres à porta. Milong e os outros viram uma mão direita levantada. Era o sinal de ataque.
Pouco depois, um a um, os prisioneiros saíram do portão principal, curvados, correndo em direção à mata. A chuva forte abafava seus passos, e a noite escura ocultava suas silhuetas. Quando o último prisioneiro escapou, Lin Yue sacou sua pistola Mauser e disparou continuamente para o céu.
Bang!
Bang!
Bang!
Em seguida, gritou em japonês com sotaque de Kansai:
— Os prisioneiros fugiram! Os prisioneiros fugiram!
Dito isso, amarrou uma toalha sobre a capa de chuva e liderou a dezena de soldados da Força Expedicionária que vinham atrás, correndo pela estrada.
— O que está acontecendo?
— Os prisioneiros fugiram!
— Rápido, peguem-nos!
O templo virou um caos. Os soldados japoneses, despertados do sono, nem pararam para pensar e saíram correndo com suas armas; um cabo e um sargento chegaram a dar partida em uma motocicleta com carro lateral estacionada ali perto.
Mais de trinta soldados japoneses correram em um enxame atrás dos fugitivos no fim da estrada. Contudo, ao se aproximarem do bosque ao lado da rodovia, labaredas iluminaram a noite chuvosa.
Tatatata...
Dadatatata...
Bang, bang, bang, estrondo!
Metralhadoras, submetralhadoras, fuzis, granadas...
Os japoneses foram pegos de surpresa. O som dos disparos, da chuva e das explosões misturavam-se. Não demorou muito e mais de trinta cadáveres estenderam-se pela estrada; apenas dois soldados, que haviam ficado para trás, perceberam o perigo e voltaram correndo em segurança para o templo.
— E os que sobraram, escondidos no templo, o que fazemos? — Milong estava frustrado. Ele mal tinha se aquecido e a batalha já havia terminado. — Isso foi rápido demais.
Meng Fanle limpou a água da chuva do rosto:
— Agora, os japoneses que ficaram de guarda devem ser uns vinte ou trinta, todos escondidos no pátio esperando a gente chegar. Não dá para lutar assim.
Milong comentou:
— Esses japoneses são bem espertos, enviaram só metade para perseguir e deixaram o resto entocado no templo.
Meng Fanle respondeu:
— É por isso que os chamamos de diabinhos.
— Fanle, Milong, vamos, vamos. — Bula sussurrou para o esconderijo deles e seguiu atrás de Yama e Shepidu.
— Já acabou? Que droga, eu nem me diverti.
Meng Fanle olhou para o céu e pegou seu fuzil para recuar:
— O comandante Lin disse desde o início que a prioridade era resgatar os reféns e prisioneiros. Agora que todos estão salvos, por que ficar aqui?
— Ele é só o vice-comandante.
Milong olhou para o templo com descontentamento, recolheu o bipé de sua metralhadora e seguiu Meng Fanle.
— Mesmo sendo vice, continua sendo o comandante.
— Comandante o quê? Se eu me irritar, eu mato ele.
— Tsc. — Meng Fanle soltou uma risada sarcástica. — Vendo o desempenho do Lin agora pouco, diga a verdade: se fosse você, conseguiria fazer igual?
— Eu... eu sou um homem do Nordeste, não faço esse tipo de coisa sorrateira.
Assim que terminou de falar, um disparo ecoou dos arbustos à frente. Ao olharem para trás, viram um corpo cair diante do portão do templo.
— Viu só? Que pontaria — disse Meng Fanle enquanto recuava. — Nossa turma toda, ao ouvir o sinal de retirada, saiu correndo encolhida. Aquele cara é esperto; com medo de que os japoneses nos atacassem pelas costas, voltou para dar cobertura. Com aquele tiro, aposto que os japoneses no templo não ousam se mexer pelo resto da noite.
— Como ele pode ser tão astuto? Quase igual a você.