Capítulo Cento e Vinte e Dois: Más Intenções
O pátio estava bastante decadente. Algumas tábuas quebradas formavam uma dependência para guardar utensílios, o beiral da casa oeste tinha cerca de um terço das telhas quebradas, e no meio cresciam alguns tufos teimosos de capim seco. Um pesado barril de madeira estava sob um varal feito de varas de bambu, e mais adiante havia alguns feixes de lenha seca; a única cor vibrante era um cordão de pimentas pendurado na trave da porta.
No centro do quintal havia uma grande pedra, que parecia um obstáculo incômodo, como a parede do bagua que se interpõe entre Chen Xiaozui e Meng Fanle, tão envelhecida quanto o pai deles, Zen Da.
A casa principal não estava trancada; a porta estava entreaberta.
Lin Yue empurrou a porta e deu uma olhada dentro; embora o quintal fosse desordenado, a situação ali era um pouco melhor. Sobre a mesa em frente ao quintal, havia um vaso, embora vazio, e ao lado estavam alguns restos de farinha de batata-doce, provavelmente por não terem tido tempo de limpar ainda.
Na mesa do quarto havia uma lamparina a querosene, ao lado dela uma garrafa pela metade de bebida alcoólica. Na parede pendia uma manta de penas de galinha e um porta-retrato; o homem na foto tinha certa semelhança com Meng Fanle.
Naquela manhã, foi ali que Meng Fanle ganhou a confiança e o cuidado de Chen Xiaozui, e ainda conseguiu roubar as seis moedas de prata que a moça havia juntado vendendo seu corpo. Pensando no que aconteceu depois, se isso pode ser chamado de amor, não parecia; se não for amor, ultrapassava a amizade — em suma, era complicado.
Chen Xiaozui gostava de Meng Fanle, e tudo que ela fazia na frente dele era errado.
Zhang Lixian gostava de Chen Xiaozui, mas diante dela perdeu toda a dignidade que um homem de armas deveria ter.
Esse triângulo amoroso era algo que Lin Yue não conseguia entender; talvez Wang Heng pudesse explicar como é ser um “cachorro apaixonado”.
Ele ficou sentado na sala por um tempo, tirou seis moedas de prata e as colocou sobre a mesa redonda, deixando junto um sabonete e um pedaço de carne suína de seu espaço pessoal. Pegou a caneta Parker que tinha roubado do oficial de suprimentos e escreveu algumas palavras num caderninho, mas pensando que Chen Xiaozui talvez fosse analfabeta, acabou riscando tudo.
Ele fez três desenhos.
O primeiro mostrava uma pessoa tirando dinheiro de uma gaveta.
O segundo, essa pessoa dando um tapa no próprio rosto.
O terceiro, essa pessoa fazendo uma reverência em agradecimento.
Como ele tinha praticado desenho durante as aulas de pintura com Lin Xi no mundo de “Perseguindo o Dragão”, estava bastante satisfeito com esses três desenhos.
Depois de terminar, saiu do quarto norte pela mesma porta por onde entrou, mas mal havia saltado do muro quando ouviu um chamado vindo da ladeira.
“Quem é você?”
Virou o rosto e viu Chen Xiaozui se aproximando com uma bacia para lavar roupa nas mãos.
Lin Yue franziu a testa, virou-se e saiu correndo, saltando várias vezes até sair do beco.
Ele deixou a cidade de Zen Da rumo à Colina do Pavilhão do Estandarte, seguindo o curso do rio até chegar a um ponto onde a água parecia mais turbulenta — ali era a passagem para atravessar o rio. Contudo, ele não parou e seguiu ainda mais longe.
...
Só quando as estrelas estavam no céu e a luz da lua iluminava o meio da noite é que voltou para o abrigo, vestindo seu uniforme militar molhado.
Bu La e Yao Ma, depois de comer e beber bem, já haviam ido dormir. Mi Long estava sentado nos degraus da ala oeste, cuidando de uma lamparina a querosene enquanto mascava sementes de melão; ao lado dele havia uma pilha de cascas.
“Com essa cara, onde é que você esteve?”
“Fui nadar um pouco no Rio Nu.”
Mi Long olhava de soslaio enquanto mascava as sementes: “Você deve ter comido muita carne durante o dia, né? Por isso está tão agitado?”
Lin Yue jogou algumas sementes para ele e tirou o uniforme molhado para secar numa corda usada pelo veterinário Hao para estender bandagens.
No abrigo, os remédios eram escassos; até as bandagens dos feridos eram lavadas e reutilizadas, usadas e lavadas repetidamente até ficarem completamente desgastadas para só então serem descartadas.
Mi Long pegou uma fruta selvagem sem graça na mão: “De onde tirou isso?”
“Colhi na floresta sob o Portão do Sul.”
“Tá bom, se continuar assim você vai virar um Macaco Rei, subindo e descendo céus, terra e água. Olha só o que você consegue.”
Ele mordeu uma fruta.
Depois de um instante, cuspiu com um “plof” a polpa da fruta que havia mastigado.
“Que coisa é essa? Azeda que só, isso aí é comida para gente?”
Lin Yue respondeu: “Você ficou meses em Zen Da e não aprendeu nada. Isso se chama fruta duoyi. Se misturar com açúcar, fica azedinha e docinha, muito gostosa.”
“Por que não falou antes? Segura aí.” Mi Long colocou o pote das sementes nas mãos de Lin Yue, entrou no depósito e, depois de um tempo, saiu carregando uma pequena lata de ferro.
“Isso é azedinho e refrescante, ótimo mesmo.”
Lin Yue pegou um pedaço e colocou na boca, olhando para o veterinário Hao que dormia encostado na porta, profundamente adormecido.
“Está tão tarde e você ainda não foi dormir? Por que está sentado na porta?”
“Está quente lá dentro, não consigo dormir, então saí para refrescar.”
“Parece que está agitado demais,” disse Lin Yue. “Você não vai mesmo vir com a gente para Mianmar?”
“Quer morrer, é? Vocês são todos uns inúteis.”
“Na verdade, mesmo que quisesse ir agora já seria tarde; a lista de nomes já deve ter chegado às mãos de Yu Xiaoqing.”
“...”
“Mas, se estiver disposto a pagar um preço, talvez eu possa te ajudar.”
Mi Long olhou para ele e perguntou: “Que preço?”
“As mercadorias que você tem no depósito.”
“Já sabia que você não tinha boas intenções, só quer minhas coisas.”
Lin Yue deu de ombros: “Só disse isso, você decide se vale a pena.”
Mi Long retrucou: “Você vai para Mianmar, pra que quer essas coisas?”
Lin Yue sorriu, ignorou-o, entrou e se deitou na cama; em menos de um minuto já estava dormindo e soltando leves roncos.
Mi Long sentou-se sob o beiral, segurando a tigela e a lata, observando o céu estrelado em silêncio; a lamparina pendurada na porta espalhava uma luz suave, projetando uma sombra ampla no chão.
No quarto ao lado, os gemidos dos feridos continuavam, e as sobrancelhas do velho que dormia perto da porta se mexeram.
...
Dias depois.
A guerra em Mianmar estava urgente e o treinamento de vinte dias foi reduzido para dez.
Um ferido olhava vazio para os frascos de remédio sobre a mesa; por motivos físicos, eles não podiam participar da força expedicionária e teriam que continuar sofrendo em quartos escuros e úmidos.
“Esquerda, direita, esquerda, direita, mantenham a formação, olhos para frente!”
Do lado de fora da janela vinham os sons do treinamento militar.
He Shuguang segurava o chicote de cavalo ao lado do pelotão, corrigindo os movimentos dos soldados de vez em quando.
Mi Long estava sentado num banquinho baixo em frente à porta, mascando sementes de melão.
De repente, a porta rangeu, e logo Lin Yue passou perto do Portão da Lua, limpando as mãos manchadas de óleo com um pano velho.
“Continuem praticando.”
He Shuguang largou o grupo e foi ao encontro dele: “E então?”
“Está tudo bem.”
“Tudo bem?”
“O carro está parado na porta; se não acreditar, vá tentar você mesmo.”
“Olha só você, ainda sabe consertar carros.”
Lin Yue sorriu; embora não tivesse feito esse tipo de trabalho no mundo de “Nem Pense em Sair”, no mundo de “Perseguindo o Dragão” passou vinte anos enfrentando situações de carros policiais quebrados, viu centenas de vezes e ganhou experiência mesmo apenas observando.
“Obrigado.”
“Não fique só na palavra, faça algo concreto.”
He Shuguang ajeitou os óculos: “Ouvi dizer que sua vida está melhor que a do dono da loja clandestina. O que é que você poderia estar precisando?”