Capítulo 28: A Chegada do Semideus Monstro Marinho

Sobrevivendo ao Quarto Flagelo Nassília 4783 palavras 2026-04-01 11:16:53

Hill dividia seu tempo de forma muito eficiente. Ao acordar, dedicava-se primeiro à criação de pingentes espaciais. À tarde, passava algumas horas forjando cabanas alquímicas; como os materiais eram de excelente qualidade, Hill trabalhava com extremo cuidado.

Quando o crepúsculo caía, ele se retirava para a sala de meditação para traçar runas de elemento vento. Completamente alheio às agitações do mundo exterior, ele mergulhava no mundo das artes arcanas.

Falan, no entanto, não desfrutava da mesma tranquilidade; ele estava prestes a perder a paciência. Observando o arquimago que falava sem parar diante de si, Falan pensou, com um suspiro de alívio, que ainda bem que Hill tivera a sensatez de pedir a Liszt que o avisasse sobre o caso de Edgar.

Aquele arquimago vindo de Cortez chegara logo cedo e, de forma bastante sorrateira, insistira em falar com Falan, ignorando todas as tentativas de Adrian de intermediar a conversa. Vendo a postura alarmista do visitante, Falan acabara por reservar um tempo para recebê-lo. Agora, ele se arrependia amargamente.

Ele chamou Martha imediatamente para que trouxesse Adrian e ordenou: “Peça a este senhor que se dirija ao acampamento de Edward — ou melhor, ao acampamento de Ramsden, o filho dele. Aquela condessa ainda deve estar viva, não? O filho dela está em Cortez, e ela precisa ir buscá-lo!”

O arquimago levantou-se, furioso, pretendendo acusar Falan de ultrapassar a autoridade de Hill ao tomar tal decisão. Mas, de repente, ele se calou. Falan mencionara a condessa, não o conde.

De fato, ele fora incumbido por aqueles que detinham o antigo sangue real de Cortez para encontrar Hill, com um objetivo claro: fazer com que aquele que arruinara a família real de Cortez pagasse um preço. Se Hill ignorasse Edgar e os mandasse procurar o conde, então um druida, um ser de alinhamento bondoso que nem sequer se importava com o próprio irmão caçula e ingênuo, estaria à beira de uma mudança de alinhamento, e a própria Natureza certamente o abandonaria. Se Hill decidisse intervir, eles já tinham uma longa lista de suprimentos pronta.

No entanto, aqueles que se misturam aos magos geralmente possuem alguma ligação com a nobreza. Pelo menos, ele conseguia entender as entrelinhas comuns entre os nobres. Naquele mundo, casais nobres que levavam vidas independentes eram comuns, mesmo que a mulher tivesse filhos ilegítimos. Mas tais crianças raramente recebiam o sobrenome do marido, afinal, nobres são profissionais e a linhagem não pode ser confundida. Esses filhos ilegítimos pertenciam a quem os gerou. Se uma criança fosse apresentada como descendente do marido, isso seria a maior das humilhações para um nobre. Especialmente porque, ao observar os cabelos dourados de Edgar, que pendiam para um tom castanho, ele suspeitou que o pai biológico da criança nem sequer fosse um nobre tradicional.

Ele fez uma reverência contida, pedindo desculpas por sua ignorância sobre os fatos, e saiu como se estivesse sonâmbulo.

Adrian entrou, rindo baixinho: “Hill conseguiu escapar, sem ter que enfrentar esse constrangimento.”

“Ele já é um Polanie, que constrangimento haveria?”, Falan encostou-se suavemente na cadeira. “Com tanto trabalho, ainda tem que lidar com os assuntos daquele idiota do Peraste.”

“Segundo as notícias enviadas por Liszt, os mortos-vivos que trabalham para Manton dizem que Peraste não sai mais de casa. Ele vive pressionando Manton para que o leve embora imediatamente, chegando a oferecer um decreto de investidura de conde. Manton está furioso. Se o conde tivesse apresentado isso antes, ele teria partido com a família Clar. O conde estava escondendo o documento, certamente para usá-lo com Edgar.”

“Peraste não tem tanta bondade assim; ele apenas não quer ficar sob o domínio da família Clar”, disse Falan com desprezo. “Diante de Manton, ele ainda posa de grande cavaleiro e mantém a autoridade de pai. Mas se fosse para a família Clar, que o odeia mortalmente, ele seria torturado até quase morrer.”

“Manton também pediu aos mortos-vivos que o ajudassem a localizar a família Clar”, disse Adrian, rindo. “Ele não se importa com a reputação do conde. Peraste jogou esse teatro por tanto tempo, e no fim, perdeu todos os filhos.”

“A linhagem ainda não foi rompida”, disse Falan, girando a pena lentamente. “Ele não está em uma situação tão miserável.”

“Aqueles magos observam há dias e não têm qualquer progresso”, Adrian mudou de assunto. “Não sei como estão as coisas com Sua Majestade, o Rei.”

“É porque eles não entendem as escrituras divinas”, Falan tocou nas traduções e cópias das escrituras feitas por Hill.

“Quer dizer que o mestre sabe o que são?”, Adrian perguntou, surpreso.

“Os templos, por que não têm pressa? Com certeza já sabiam há muito tempo”, Falan sorriu com escárnio. “É apenas uma variação da escrita das escrituras divinas. Mas os textos carregam uma certa malevolência; ler demais perturba a mente.”

“Então não precisamos nos preocupar com isso?”, Adrian percebeu.

“Sua Majestade, o Rei, provavelmente já entendeu tudo”, Falan deu um sorriso amargo. “Esperemos que ele decida quando falar sobre isso!”

“Então, preciso dar uma boa olhada nas traduções do Hill”, Adrian franziu a testa. “As escrituras divinas parecem realmente difíceis; eu já estava pensando em desistir de aprendê-las.”

“Sua energia mental não é suficiente para assimilá-las no seu mar de consciência”, resumiu Falan. “Sua mente não está estável o bastante, por isso sente tanta dificuldade. Aproveite este período para se estabilizar.”

“Ah, como invejo os bruxos agora!”, Adrian lamentou-se, jogando-se no sofá.

“Se Hill fosse um mago, você ainda estaria se preocupando com a questão dos discípulos?”, Falan desferiu um golpe pesado.

“Mestre, por que ser tão cruel comigo?”, Adrian sentou-se. “O senhor não precisa se preocupar; mesmo que se torne uma lenda, talvez nem viva tanto quanto Hill.”

Falan olhou para aquele discípulo problemático e, impaciente, expulsou-o da sala: “Se não tem discípulos, vá trabalhar!”

Enquanto isso, Hill levava sua vida tranquila, com pequenas preocupações ocasionais, sem saber que Bex estava em apuros por causa da caixa espacial. Bex chorava, lamentando a perda de sua bela caixa, que fora roubada por um ancião de seu clã enquanto observava os mortos-vivos na costa.

A assinatura mágica de Hill fora facilmente removida por Bex. Mesmo sabendo que Hill pretendia usar a caixa para transportar itens comerciais, Bex decidiu, com descaramento, mantê-la consigo. Hill parecia um jovem nobre mimado do mundo dos humanos. Todos os magos que negociavam com monstros marinhos sabiam que eles sentiam falta de objetos bonitos que não apodrecessem na água salgada. E a caixa era tão prática! Cabia quase todos os bens de Bex. Os magos humanos costumavam usar caixas metálicas enormes e feias, que ninguém gostava, exceto monstros fracos que as usavam como ninhos. A de Hill era diferente: brilhante, coberta de pedras preciosas e refinada com precisão, imune à erosão marinha.

Bex adorava a caixa e a exibia todos os dias, a ponto de não notar a chegada de criaturas das profundezas. Felizmente, as iguarias que Hill lhe dera estavam guardadas dentro de sua concha, protegidas da água salgada, caso contrário, teriam sido saqueadas.

Bex observava com melancolia o velho monstro que remexia a caixa com as garras, torcendo para que ele fosse logo até os mortos-vivos e levasse uma surra. O que importava ser um semideus, mais poderoso que uma lenda? Se atraísse aquele rei humano para cá, ele teria que voltar para casa com o rabo entre as pernas. Bex não acreditava que um semideus fosse muito mais forte que uma lenda equipada com artefatos divinos.

“Bex”, uma baleia gigantesca chamou-o com uma voz que tentava soar baixa. “Onde você comprou essa caixa de qual humano? O que deu em troca? Pode comprar outra?”

Bex viu as várias lendas das raças marinhas se aproximarem e o velho canalha que fingia admirar a caixa enquanto espiava de lado. Ele teve que engolir as maldições: “Se vocês forem causar problemas aos mortos-vivos daquela cidade, eu não poderei mais negociar com ele. Ele mora depois das montanhas, e nossas trocas são feitas através dos mortos-vivos.”

“O que você usou?”

“Pérolas, lírios de gelo, âmbar, corais e algumas conchas.” Bex sentiu a raiva subir; que as guloseimas não contassem! Conchas eram algo que os magos lendários humanos também queriam; todos sabiam disso. Pérolas nem precisavam ser mencionadas, mas os outros três itens também eram desejados? Bex só conseguia oferecer conchas de monstros marinhos de nível de magista, e o preço era tão baixo! Aquele mago era alguém com quem valia a pena negociar.

Os monstros marinhos olharam para o semideus: seria melhor não começar uma guerra agora?

O semideus e as lendas emitiam flutuações elementares imensas. Como não estavam longe o suficiente para passar despercebidos pelos humanos, o senhor Spencer, que estava na cidade, foi imediatamente convocado para a torre mágica. Observando os arquimagos que não queriam assumir a responsabilidade, Spencer teve que retornar ao seu palácio para contatar o rei, que estava distante.

“Spencer?”, William atendeu o comunicador prontamente. “O que aconteceu?”

“Muitos monstros marinhos de alto nível chegaram, e os magos suspeitam da presença de um semideus”, disse Spencer com seriedade.

“Apenas garantam que sobrevivam”, disse William com total descaso. “Deixem o resto com os mortos-vivos. O abrigo subterrâneo está pronto?”

“Não devemos fazer nada?”, Spencer ficou chocado. Qual era o sentido de tê-lo chamado aqui então?

“Não façam nada. Se não conseguirem vencer, os mortos-vivos chamarão reforços”, disse William, sorrindo. “Ativem a defesa automática da torre mágica. Se aqueles arquimagos não quiserem ficar, podem ir embora. Se não quiserem sair, vão para o abrigo com você.”

“Então, o que devo fazer lá?”, Spencer quase perdeu o controle, perguntando de forma descortês ao seu rei. “Ficar no abrigo assistindo ao espetáculo?”

“Claro que não!”, a voz de William soou fingidamente chocada. “Por que pensaria assim? Você está lá, é claro, para distribuir suprimentos aos mortos-vivos! Eles precisam de um lugar para trocar seus méritos de guerra, não é?”

Spencer quase se engasgou com a resposta. Meu propósito de existência é ser um entregador?

“Meu caro primo, meu caro Naven”, continuou William, rindo. “Se não fosse você, aqueles mortos-vivos poderiam simplesmente roubar os suprimentos. As ideias deles sempre superam as soluções, e a audácia deles é maior que o céu.”

Naven Spencer suspirou, resignado. Sim, desde que a rainha Spencer se tornara uma deusa, a família, como linhagem divina, estava sob proteção, e quem ousasse atacá-los enfrentaria raios divinos vindos do céu. Em vez disso, a família real de Salar não recebera proteção, e o pequeno William decidira estender a sua para a família Spencer.

Naven concordou, mas insistiu: “Se algo realmente grave acontecer, o senhor voltará, não é?”

“Com certeza!”, disse William sem hesitar. “A questão dos demônios não depende de mim, mas de quão estúpidos são aqueles reinos.”

Naven sentiu que a decisão da família de que ele deveria se aproximar de William, por terem idades próximas, fora uma armadilha mortal. Se ele não conhecesse a verdadeira personalidade de William, ele o admiraria de longe para sempre. Mas William parecia cansado de fingir e, diante de parentes e amigos que sabiam a verdade, ele se soltava. Mesmo no trono, ele permanecia com o mesmo temperamento.

Naven sentiu um suspiro escapar. Bem, faria como William mandara. Felizmente, embora os arquimagos da torre mágica não quisessem assumir responsabilidades, não eram estúpidos a ponto de deixar o primo do rei sozinho diante do perigo. Spencer enviou todos abaixo do nível de grande cavaleiro para outras cidades. Afinal, abrir um balcão de trocas no abrigo era algo que ele já estava acostumado a fazer.

Assim que se mudou para o abrigo, Spencer deu o alerta aos mortos-vivos na cidade. Como William previra, eles ficaram excitados instantaneamente, chamando amigos e conhecidos, e a cidade ficou lotada em pouco tempo. Alguns até trouxeram pequenos barcos de rio, prontos para navegar no mar. Spencer olhou para os grandes navios em seu armazém e ficou sem palavras por um longo tempo. Ele sempre achara que aqueles navios, além de robustos, não eram rápidos nem voavam, e nunca seriam vendidos, mas como William exigira, ele os mantivera lá. Ele disse a si mesmo mais uma vez: o único defeito de William é a língua afiada; tirando isso, que rei poderoso e sábio!

Os monstros marinhos deliberaram por um dia e decidiram que não podiam tolerar a construção de uma cidade humana à beira-mar. Mesmo que a vingança pelo Deus do Mar tivesse sido alcançada, os humanos não eram confiáveis.

Bex observou a decisão deles, fingindo que estava deprimido pela perda da caixa. A maioria dos monstros marinhos compreendia seu comportamento; embora o semideus lhe tivesse dado compensações, a caixa era única. O semideus, por sua vez, achava que não precisava do poder de combate de Bex e decidiu avançar com os outros.

Bex deitou-se sobre as algas, com a cauda voltada para a direção em que o exército avançava, e só se virou quando todos desapareceram. De qualquer forma, o semideus de sua raça provavelmente não morreria, e quanto aos outros, não era problema dele. Entrar em seu território com tanta arrogância, contando com um semideus, e ainda querer o contato de Hill? Que sonho absurdo!

Bex acomodou-se confortavelmente, sorrindo enquanto esperava o fim da batalha.