Capítulo 216 — Emboscada na estrada
Ao meio-dia, depois de encherem tanto os cestos de bambu quanto os balaios às costas, os três chegaram, com um objetivo bem definido, à margem do riacho da montanha.
— Primeiro vamos almoçar.
Sônia tirou os pães cozidos no vapor e os ovos que havia trazido, e os três dividiram a refeição.
Ziyu não conseguia ficar sentado. Enquanto mastigava o pão, foi caminhando ao longo do riacho.
Sônia também percebeu a diferença.
— Este riacho está muito mais cheio do que quando viemos aqui da última vez.
O Velho Gu assentiu.
— Na primavera chove bastante nas montanhas. É normal o nível da água subir.
Nesse momento, Ziyu gritou:
— Mana, venha depressa! Venha ver! Há peixes aqui, muitos peixes!
Sônia e o Velho Gu enfiaram rapidamente os pães na boca e caminharam depressa até onde ele estava.
Ziyu já começava a tirar os sapatos.
Sônia o chamou:
— Ziyu, não entre na água. Basta acertá-los com pedras.
Ziyu hesitou.
— Mas a correnteza está bem forte. Se eu acertar um peixe, não será tarde demais para pegá-lo antes que seja levado pela água?
Sônia olhou para os dois lados e disse:
— Há cipós aqui. Vou trançar uma rede para pescarmos. Vá buscar duas varas de madeira.
Ziyu lembrou-se das redes que a irmã havia trançado antigamente na aldeia Rio Azul. Entendendo imediatamente o que ela queria, calçou depressa os sapatos e as meias, virou-se e pegou o facão para cortar algumas varas finas.
O Velho Gu disse:
— Não precisa complicar tanto. Posso entrar na água com Ziyu e pegar os peixes.
Sônia balançou a cabeça.
— A água é bastante funda. Suas calças certamente ficarão molhadas. Além disso, não sabemos o que há no fundo; se cortarem os pés, será um transtorno. Não vale a pena.
O Velho Gu refletiu e achou que ela tinha razão. Por causa de alguns peixes, não compensava ferir os pés, molhar as calças e ainda pegar um resfriado.
Sônia e o Velho Gu trouxeram um feixe de cipós. Com uma velocidade impressionante, ela trançou duas pequenas redes. Depois, desfiou duas cordas finas de cânhamo de um saco e amarrou as varas às redes.
Ela entregou uma rede a Ziyu e outra ao Velho Gu.
— Vocês dois ficam responsáveis por recolher os peixes. Eu vou acertá-los.
Embora estivesse ansioso para tentar, Ziyu sabia que a irmã era muito melhor do que ele na pesca. Por isso, não disputou a tarefa e recebeu obedientemente a rede.
Os três voltaram à margem do riacho. Os peixes que antes se concentravam naquele ponto haviam se espalhado um pouco, mas ainda estavam dentro do alcance dos arremessos de Sônia.
Ela apanhou um punhado de seixos da margem e os lançou, controlando a força para não esmagar a cabeça dos peixes — afinal, seria uma pena estragar a carne para cozinhá-los com tofu.
Um após outro, os peixes viravam de barriga para cima, deixando-se recolher por eles. Era praticamente como colher peixes do chão.
Ziyu não conseguiu mais se conter. Com a rede em uma das mãos, pegou um seixo com a outra e lançou-o contra um peixe que nadava na água. Sua pontaria era naturalmente excelente: acertava todos os arremessos. O problema era que ainda não sabia controlar bem a força, e acabou explodindo a cabeça do peixe.
A princípio, pensaram que a violência do ataque assustaria os peixes das proximidades. Inesperadamente, o sangue que jorrou da cabeça do peixe atraiu ainda mais deles.
Quando viu que o Velho Gu já não conseguia recolher os peixes sozinho, Sônia tomou a rede das mãos de Ziyu e começou a ajudar.
Ziyu também passou a imitar o controle de força da irmã. Depois de algumas tentativas, finalmente conseguiu matar os peixes com os seixos sem lhes explodir a cabeça.
O Velho Gu passou do espanto inicial à apatia. A irmã era um monstro, e o irmão também era. Tudo fazia sentido.
Os peixes do riacho não eram grandes. O maior pesava cerca de um quilo, e a maioria tinha por volta de meio quilo. Depois de encherem metade de um saco — aproximadamente cinquenta ou sessenta peixes —, os três pararam.
Sônia sorriu.
— Esses peixes ficam deliciosos quando secos.
O Velho Gu também gostava de peixe seco cozido lentamente e assentiu depressa.
— Exatamente. Nada de defumá-los. Basta passar sal e deixá-los secar ao sol. Ficam melhores do que defumados.
Pensando no cheiro intenso que tomaria conta de casa se limpassem os peixes lá, os três aproveitaram que ainda era cedo, escolheram um local adequado e trataram de limpar todos os peixes à beira do riacho. As vísceras foram devolvidas à água, onde serviriam de alimento para os outros peixes.
— É uma pena não termos encontrado camarões. Se tivéssemos um prato de camarões, um peixe assado e um pratinho de amendoins fritos... Tsc...
O Velho Gu engoliu em seco, começando a sentir vontade de beber.
— Quando o tempo esquentar mais, voltaremos para ver. Talvez nessa época já haja camarões — disse Sônia.
Depois de terminarem o trabalho, colocaram todos os peixes de volta nos sacos de cânhamo, dividindo-os em duas cargas. Sônia carregou uma, Ziyu carregou a outra, e o Velho Gu ficou apenas com o balaio nas costas.
No caminho de volta, os três estavam radiantes com a boa colheita. Conversavam e riam enquanto desciam. Ao chegarem ao sopé da montanha, Sônia parou de repente, agarrou Ziyu, que caminhava à frente, e puxou-o para trás.
— O que foi? — perguntou ele, confuso.
Sônia apontou para o chão.
— Veja.
Uma corda verde, manchada com seiva e grama, estava esticada atravessando o caminho. Se Ziyu tivesse dado mais um passo, teria tropeçado nela.
Ao ver a corda, o rosto do Velho Gu mudou imediatamente.
— São aqueles homens outra vez.
Assim que terminou de falar, a corda esticada se moveu de repente e começou a envolver os três.
Do lado esquerdo e do lado direito, surgiu um homem de cada vez. Cada um segurava uma ponta da corda e corria rapidamente em direções cruzadas, tentando prender os três com ela.
Sem pressa, Sônia tirou a adaga e fez um leve movimento. A corda se rompeu. A força que os dois homens faziam perdeu-se de repente, e eles quase caíram.
Então, atrás dos arbustos, surgiu outro homem. Ele tinha pelo menos um metro e oitenta, o rosto coberto e vestia roupas comuns de tecido azul, com sapatos de pano preto. Não era possível ver sua fisionomia, e seu traje não revelava nada sobre sua identidade.
O homem alto fixou os olhos na adaga de Sônia, faiscando de cobiça.
Ele caminhou até ela e lançou um olhar ao Velho Gu.
— Você outra vez, velho.
No passado, sempre que encontrava aqueles homens, o Velho Gu se mostrava covarde e obediente, entregando uma moeda para comprar passagem.
Mas, naquele dia, com Sônia ao seu lado, sentia que finalmente poderia erguer a cabeça.
— Vocês ainda se atrevem a voltar? Sabem que roubo à mão armada dá cadeia e pode até fazer alguém levar uma bala? — perguntou o Velho Gu.
O homem alto ignorou-o e manteve os olhos ardentes fixos em Sônia.
— Garotinha, entregue a faca que está em sua mão e deixarei vocês irem embora.
Sônia sorriu para ele.
— Se quer tanto, venha buscá-la. Se tiver capacidade para tirá-la de mim, ela será sua.
O homem alto respondeu:
— Não bato em mulheres. Entregue-me a faca e não encostarei um dedo em você. Também não cobrarei dinheiro para deixá-los passar.
Sônia balançou a cabeça.
— Não pode ser. Esta faca é uma herança de família do meu mestre. Não há possibilidade de eu entregá-la.
— Chefe, por que ficar perdendo tempo com ela? É só uma menininha.
O homem avançou até ficar diante do grandalhão e estendeu a mão diretamente para Sônia.
— Passe para cá.
Sônia girou o pulso, posicionando o cabo da faca para cima, e deu um leve golpe no antebraço do homem. Ouviu-se um estalo seco. O braço dele se deformou na mesma hora, e seu grito de dor fez uma revoada de pássaros levantar voo.
O olhar do homem alto se tornou sombrio. Ele agarrou o comparsa à sua frente e recuou rapidamente dois passos.
Ele próprio também praticava artes marciais. Pelo golpe que aquela jovem acabara de desferir, era evidente que ela era uma especialista. Se nem o Quarto Li conseguiria enfrentá-la, era provável que os três juntos ainda não fossem páreo para ela. Não era de admirar que permanecesse tão tranquila ao vê-los — até o menino não demonstrava o menor sinal de pânico, exibindo uma expressão de quem aguardava ansiosamente para assistir ao espetáculo.
— Hoje fui eu quem não soube reconhecer a pessoa que tinha diante dos olhos. Ofendi os três e peço desculpas.
O homem alto curvou-se profundamente diante de Sônia. Assim que terminou a reverência, puxou os dois subordinados e saiu correndo. Correu como um raio.
Sônia nem pensou em persegui-los. Os três carregavam uma quantidade enorme de coisas, e capturar aqueles homens seria muito trabalhoso. Era melhor voltar e chamar as autoridades para que a polícia cuidasse deles.
O que ninguém esperava era que, pouco depois, os três homens retornassem correndo, com o rosto tomado pelo pavor.
P.S.: Finalmente chegou o fim de semana, minha gente! Mandem algumas contribuições feitas “com a força do amor”, está bem? Eu escrevo livros para vocês, e vocês me alimentam com porquinhos. (Foi só para rimar; na verdade, adoro coxinhas de frango.)