Capítulo Cento e Quarenta: Esperança
Com a chegada de fevereiro, o clima de Ano Novo chinês tornou-se cada vez mais intenso.
A fábrica de conservas do porto pesqueiro da cidade de Magong havia sido transferida para a Fábrica de Almôndegas de Peixe de Yandunshan. Contudo, a localização desse estabelecimento era bastante favorável; no ano passado, a empresa comprou o prédio diretamente do locatário e o transformou em uma loja exclusiva.
Além de vender conservas comuns de enguia, enguia grelhada (kabayaki) em conserva macia, diversas almôndegas de peixe congeladas, a loja também oferecia enguias vivas e bagres egípcios de qualidade premium, bem como morangos, tomates, frutos de ginseng, melão-de-são-caetano e trufas brancas.
No mercado de frutos do mar do cais, logo em frente, cestas recém-desembarcadas de cavalas, caranguejos, camarões-mantis, camarões-gigantes e tainhas atraíam muitos clientes locais.
— Quanto custa esta enguia-branca?
Li, que estava empacotando tomates para um cliente, virou-se rapidamente e sorriu:
— Meu amigo, a enguia-branca de qualidade premium custa quarenta e cinco yuans por jin.
— Premium? — Um homem de meia-idade e cabeça raspada levantou com uma rede de náquias uma enguia-branca que se contorcia sem parar. Nas regiões de Lingnan e Minnan, a enguia também era conhecida como enguia-branca ou peixe-cânhamo.
Li apressou-se a explicar:
— Esta é criada de forma especial, não tem gosto de terra.
— É sério? — O careca demonstrou certa desconfiança.
Adivinhando imediatamente que o homem podia ser um trabalhador migrante que acabara de retornar para casa, Li perguntou com um sorriso:
— O senhor acabou de voltar de fora, não foi?
— É sim! Acabei de voltar de Xiangjiang e não imaginava que minha terra natal tivesse mudado tanto — suspirou o homem, maravilhado.
— Venha, experimente um pedaço, meu amigo. — Li tirou de um armário térmico próximo uma bandeja de amostras para degustação.
Pegando os pauzinhos, o careca provou um pedaço de enguia cozida no vapor com tiras de gengibre. Seus olhos brilharam imediatamente:
— Ora? Realmente não tem gosto de terra. Esta enguia é igual àquelas de tanque?
— Com certeza, meu amigo. Nossa empresa fica bem aqui; se o senhor sentir qualquer gosto de terra, traga o peixe de volta para a troca e nós faremos o reembolso integral — garantiu Li.
— Me dê uma, então.
— De que tamanho o senhor prefere?
— Mais de dois jin está bom.
— Certo. Quer que limpe e corte?
— Não precisa — disse o careca, balançando a mão enquanto aceitava a enguia que pulava animadamente dentro da sacola. Em seguida, comprou também uma caixa de morangos para levar.
Assim que saiu da loja:
— Ora? Taili?
O homem de meia-idade virou-se e viu um triciclo estacionado do outro lado do cais, reconhecendo seu primo Lin Taishun. Ele caminhou até lá sorrindo:
— Irmão Shun, veio comprar peixe?
Lin Taishun colocou um grande saco de cavalas frescas na caçamba do triciclo, limpou as mãos e tirou um maço de cigarros Furongwang. Puxou dois, ofereceu um a Lin Taili e acendeu o seu próprio. Deu uma tragada e soltou a fumaça:
— Ufa... Quando foi que você voltou?
— Acabei de chegar, peguei o trem de alta velocidade de ontem às nove da noite. — Lin Taili acendeu o cigarro, apoiou-se na lateral do triciclo e olhou para a loja de especialidades de Hailingfang do outro lado da rua.
— Tão cedo este ano?
— Não há mercadoria, os negócios em Xiangjiang estão difíceis.
— O que você comprou?
— Comprei ali na frente, uma enguia-branca e uma caixa de morangos. Você comprou tantas cavalas, vai fazer almôndegas? — Lin Taili olhou de soslayo para o saco com pelo menos trinta jin de cavala.
Lin Taishun sacudiu a cinza do cigarro e sorriu:
— Pois é! Mas quinze jin ali são do irmão mais velho.
— Como está a saúde dele?
— Está ótima. No ano passado, ele criou peixes egípcios e ganhou dezenas de milhares de yuans; este ano, o rapaz Yongqiang poderá ter uma vida um pouco mais fácil.
Lin Taili franziu a testa:
— Aquele rapaz do Yongqiang ainda não se casou, pois não? Já tem vinte e sete anos, você e a cunhada deveriam ajudá-lo a arrumar alguém.
— Hahaha, e precisa dizer? Sua cunhada já está lhe apresentando pretendentes, mas ele diz que quer esperar mais uns dois anos para reformar a casa. Do contrário, se a moça vir aquela casa, é capaz de dar meia-volta e ir embora.
— Quanto ainda falta para a reforma? Eu ajudo a completar — ofereceu Lin Taili.
— Você bem conhece a personalidade do irmão mais velho, ele não vai aceitar — respondeu Lin Taishun, dando outra tragada. — Ufa... Mas pode ficar tranquilo, este ano os dois mu de tanques de peixe da família dele devem render mais cento e vinte mil yuans. Com o que o Yongqiang ganha trabalhando em obras e as economias anteriores, ele conseguirá juntar cerca de duzentos mil, o que deve bastar para a reforma.
Lin Taili balançou a cabeça:
— Que conversa é essa? Duzentos mil dão para quê? Na minha opinião, em vez de reformar aquela casa, deveriam botar tudo abaixo e reconstruir do zero. Eu empresto a ele duzentos mil, o suficiente para construir três andares, e os vinte mil dele ele gasta na decoração.
— Vá você tentar convencer o irmão mais velho, então — disse Lin Taishun com um ar impotente.
— Deixe comigo. Essa mania dele de ser sovina precisa mudar, senão, mesmo que a nora entre em casa, será fácil haver conflitos. Hoje em dia as coisas não são como antigamente — disse Lin Taili, jogando a ponta do cigarro no chão e esmagando-a com a sola do sapato.
Lin Taishun sugeriu:
— Se for assim, é melhor não demolir a casa antiga e construir uma nova em outro lugar. Calculo que o irmão mais velho e a nora não vão se dar bem juntos, por isso é melhor morarem separados.
Ao ouvir a sugestão, Lin Taili assentiu:
— Essa também é uma ideia. A propósito, um terreno para construção que comprei antigamente fica bem perto da casa dele. Como eu não vou usar mesmo, que construam a casa lá!
— Se você não se importa de doar, tudo bem. Mas é melhor explicar direito para a sua esposa, para evitarem desentendimentos futuros — lembrou Lin Taishun.
— Fique tranquilo, irmão Shun! Ela nem sabe quantos terrenos tenho no continente. Se você não contar, ela nunca vai saber.
— Assim é melhor.
— Diga-me, irmão Shun, com o que você tem trabalhado ultimamente?
— Eu? — Lin Taili respondeu com um sorriso. — Estou cultivando durião para a empresa Hailingfang.
— O quê? — Lin Taili passou a mão na cabeça totalmente calva, completamente confuso. — Ouvi direito? Cultivar durião? Vender e plantar na província de Qiongzhou?
— Aqui mesmo, na colina Yandunshan, a leste da nossa vila. Você não viu quando chegou?
Lin Taili ficou sem palavras:
— Eu cheguei à noite! Estava um breu, quem é que ia ver alguma coisa? E de manhã vim direto da estrada sul para o cais.
— Hehe. — Lin Taishun riu sem graça.
Com uma expressão intrigada, Lin Taili perguntou:
— Falando sério, dá mesmo para cultivar durião aqui em Magong? Nunca tinha ouvido falar disso antes.
— Eu também não sabia, mas como o chefe Jiang investiu tanto dinheiro... Não há plantações de durião apenas em Magong; em Hongcao e Gongping também há. Somando tudo, são mais de cinquenta mil mu. Não parece mentira.
— Cinquenta mil mu? A família daquele velho Jiang é tão rica assim?
Lin Taishun fez uma cara de quem achava o outro desinformado:
— Hoje em dia, o chefe Jiang está quase se tornando o homem mais rico de Shanmei; daqui a alguns anos, provavelmente ultrapassará Lin Weihua.
---
— Eu só ouvi falar disso, irmão Shun, me conte mais, estou muito curioso sobre a empresa Hailingfang.
— Não vai ficar aí parado na rua, vai?
— Hahaha, a culpa é minha. O mingau de enguia do Keji, por minha conta.
— Espere um pouco, vou ali comprar um saco de gelo.
Lin Taishun foi rapidamente a uma fábrica de gelo em frente ao mercado de frutos do mar, comprou um saco de gelo triturado e o despejou no saco de cavalas.
Em seguida, pilotando o triciclo, chegou à entrada da loja de mingau de enguia do Keji, não muito longe dali.
Antes mesmo de descer do veículo, Lin Taishun gritou a plenos pulmões:
— Velho Ke, traga duas tigelas de mingau de enguia, com um prato de bolinhos de vegetais!
— Já sei, achem um lugar e sentem-se — respondeu o dono da barraca, cuja cabeça exibia apenas alguns fios de cabelo solitários. Ele acendeu duas bocas de fogão, colocou duas pequenas panelas sobre o fogo, colheu duas conchas grandes de base de mingau já cozida e começou a preparar o prato.
Pouco depois, Lin Taili também entrou.
— Velho Ke, cuidado para não cair cabelo no mingau! — brincou Lin Taili.
— Seu cliente de Xiangjiang, ainda vem comer na minha barraca de rua? Não tem vergonha na cara? — respondeu o dono, rindo e xingando em cantonês, enquanto jogava uma dezena de pedaços de carne de enguia na base de mingau fervente, além de um punhado de pequenos camarões do mar.
— Hahaha...
Outros moradores locais na loja também riram.
Afinal, a cidade de Magong era muito pequena, com pouco mais de dez mil habitantes no total, de modo que todos se conheciam muito bem.
Outro homem de meia-idade e rosto escuro, que conhecia Lin Taili, comeu um pouco na mesa ao lado e perguntou:
— Taili, quando foi que você voltou?
— Ontem à noite.
— E sua esposa? Por que não a vejo? Costumam andar grudados o tempo todo — provocou o homem de rosto escuro.
— As amigas dela a arrastaram para tomar chá da manhã na zona urbana — respondeu Lin Taili, servindo-se de uma xícara de chá de folhas de mangueira. — Cabeça de carvão, você ainda continua navegando?
— Que nada. Nos últimos anos não tem havido pesca na costa, e meu barquinho não aguenta o alto-mar. Agora trabalho transportando cargas para a empresa Hailingfang — respondeu o homem com um sorriso.
— Já são mais de sete horas, você não vai trabalhar?
O homem de rosto escuro tomou um gole de mingau:
— Ainda é cedo.
— Quanto sua empresa paga por mês?
— Quatro mil e quinhentos yuans.
— Até que não é ruim!
Lin Taishun, que estava bebendo chá, intrometeu-se depressa:
— Não se deixe enganar pelo Cabeça de carvão. Esses 4500 são apenas o salário base; ele ainda tem direito a cinco seguros e um fundo de habitação, bônus de horas extras e vários subsídios, sem falar na participação nos lucros em ações no final do ano. Diga aí, Cabeça de carvão, quanto você recebeu de participação nos lucros no fim do ano passado?
— Há participação nos lucros também?
— Não foi muita coisa! Só pouco mais de dois mil yuans — despistou o homem, balançando a mão.
A curiosidade de Lin Taili só aumentava:
— A empresa de vocês até dá ações?
— Essas ações só dão direito a dividendos, acho que chamam de ações virtuais — explicou o Cabeça de carvão casualmente.
— Isso já é muito bom, nossa terra natal tem se desenvolvido rápido nestes últimos anos! — suspirou Lin Taili novamente.
O dono da barraca trouxe duas tigelas grandes de mingau de enguia com camarão fresco, colocou-as na mesa dos irmãos Lin e, com presteza, pegou um prato de bolinhos de vegetais de um vaporizador de aço inoxidável.
De repente, quatro caminhonetes pararam à beira da estrada, não muito longe dali.
Nas portas dos veículos havia uma frase impressa: "Empresa de Contratos de Engenharia Hidráulica Jianfang".
Lin Taili, que acabara de dar uma colherada no mingau, olhou para as caminhonetes e perguntou ao primo:
— Temos projetos de energia hidráulica por aqui?
— É um investimento da empresa Hailingfang, lá na área de Baishafu, em Nanhu — respondeu Lin Taishun enquanto comia.
O dono da barraca colocou o prato de bolinhos diante da dupla e foi sentar-se na mesa ao lado para tomar chá.
— Velho Ke, seu movimento está fraco, hein! — provocou Lin Taili ao notar que havia apenas duas mesas de clientes na barraca.
O canto da boca do dono se ergueu levemente:
— É mesmo?
O Cabeça de carvão puxou um guardanapo de papel casualmente e limpou a boca:
— Taili, não subestime este velhote. Ele vendeu uma casa própria para a nossa empresa, e os dois filhos dele trabalham lá. Um deles já é até chefe de equipe.
— Velho Ke, você estava me esperando cair na esparrela, não é? — Lin Taili percebeu que todos os seus velhos amigos em Magong haviam enriquecido.
— Apenas ganhando a vida.
Antes que pudesse dizer mais alguma coisa, Lin Taili viu de relance uma figura familiar passar rapidamente de motoca elétrica pelo cais.
— Aquele não é o Yongqiang?
Lin Taishun virou a cabeça e olhou fixamente:
— É ele mesmo. O que veio fazer por aqui?
Nesse momento, Lin Yongqiang, que pilotava sua motoca elétrica, não havia percebido a presença dos dois tios. No assoalho dianteiro da moto, pendia um saco de frutos de ginseng, obviamente comprados recém na loja de Hailingfang.
Ele seguiu em direção ao centro de saúde da cidade.
Com o saco de frutas nas mãos, aproximou-se de uma das portas do quarto de enfermaria e bateu levemente.
— Irmão Yong, por que trouxe coisas? E ainda frutas tão caras. — Na cama do hospital estava uma garota com a perna engessada, de pele bronzeada pelo sol, parecendo ter entre vinte e dois e vinte e três anos.
Lin Yongqiang sorriu largo e colocou os frutos de ginseng no criado-mudo:
— Não tem problema, o dinheiro serve para isso mesmo.
— Obrigada, irmão Yong — disse a garota em voz baixa, ligeiramente sem graça, embora o tom moreno de sua pele, bronzeada pelo vento e pelo sol, disfarçasse o rubor de timidez.
— Xiao Man, descanse bem. Afinal, foi uma lesão óssea, não volte correndo para a obra — disse ele, servindo-lhe um copo de água quente.
— E meu pai?
— O velho Liu chamou outro colega para ajudar a fazer as compras.
— Não sei se ele dá conta sozinho de tudo aquilo. — Liu Xiao Man demonstrava certa preocupação com o trabalho do pai. Nos últimos anos, pai e filha acompanharam empreiteiros em diversos canteiros de obras, sendo os principais responsáveis pelas refeições dos trabalhadores.
— Não se preocupe, eu também posso ajudar o seu pai.
---
Liu Xiao Man balançou a cabeça:
— Irmão Yong, seu próprio trabalho já é muito puxado, e você ainda tem que cuidar da família. Meu pai não deve ter grandes problemas por lá, é melhor você não ir.
— Não tem problema, não estou tão ocupado assim — respondeu Lin Yongqiang, fazendo um gesto descontraído.
Os dois conversaram por um tempo. Vendo que a hora se aproximava, ele montou apressado em sua motoca elétrica e partiu para o canteiro de obras em Xinxiang Dongtian, onde trabalhava amarrando vergalhões de aço e onde conhecera Liu Xiao Man.
Ele achava que, embora Liu Xiao Man não tivesse tido muitas oportunidades de estudar, era uma pessoa simples e autêntica, ideal para ele.
Se fosse antigamente, Lin Yongqiang jamais teria coragem de abrir o coração para conquistar uma jovem. O motivo era o profundo complexo de inferioridade que sentia; achava sua situação familiar miserável demais, sem vislumbrar nenhuma esperança no futuro, e não queria arruinar a vida dos outros.
Mas, no ano passado, com a melhora gradual da situação financeira de sua família, o complexo de inferioridade diminuiu consideravelmente, dando lugar à confiança em sua vida futura.
Foi justamente nessa época que ele conheceu Liu Xiao Man, a garota que corria para cima e para baixo na cozinha improvisada do canteiro de obras.
A primeira paixão de sua vida: ela não era deslumbrante, mas seu sorriso era fascinante.
Infelizmente, ele nunca conseguira reunir coragem.
Até que a viu cair da moto; foi nesse momento que sentiu uma dor súbita no peito e passou a demonstrar carinho e preocupação. Liu Xiao Man percebeu suas intenções, e os dois foram se aproximando lentamente, mantendo um silêncio cúmplice.
Talvez fosse isso o amor!
Talvez fosse isso a vida!
Talvez fosse esse o instinto!
Nesta época dominada pelo materialismo, o amor puro era como os álamos do deserto de Taklamakan: demasiado escasso e demasiado frágil.
Não é que não quiséssemos nos amar.
É que o custo de amar é demasiado alto.
Tão alto que assusta, tão alto que deixa sem saída, tão alto que reprime o próprio instinto.
Lin Yongqiang era apenas um entre a esmagadora maioria dos homens comuns.
Enquanto Liu Xiao Man tornava-se cada vez mais rara.
---
Canteiro de obras de Xinxiang Dongtian.
Lin Yongqiang estacionou a motoca elétrica em frente à casa-contêiner do canteiro, puxou uma extensão e conectou o veículo à tomada.
Após apresentar-se ao chefe de equipe, vestiu o colete refletivo, colocou o capacete e ajeitou a bolsa de ferramentas nas costas.
Ele subiu ao terceiro andar de um dos edifícios em construção e começou a amarrar as armações de aço do piso.
O sol de inverno despontava como de costume.
Seus raios batiam no rosto do rapaz, transmitindo um pingo de calor e fazendo com que seus dedos, endurecidos pelo vento frio, recuperassem a flexibilidade.
— Ufa... Finalmente esquentou — suspirou o colega Jiang Dachong, expelindo vapor branco pela boca.
— Irmão Dachong, suas terras não foram desapropriadas? Por que ainda veio para a obra? — perguntou Lin Yongqiang, curioso, enquanto apertava os arames com agilidade.
— Nem me fale! O velho lá em casa não me deu um centavo sequer, só de pensar nisso me dá raiva — respondeu Jiang Dachong com uma expressão sombria.
Lin Yongqiang puxou um arame de ferro e continuou a amarrar os vergalhões:
— Ouvi dizer que esses prédios estão sendo construídos para os funcionários da empresa Hailingfang. Sabe quanto custa o metro quadrado?
— Quanto há de ser? O preço de mercado, claro! Deve custar uns seis mil yuans o metro quadrado — murmurou Jiang Dachong em tom baixo. — Mas os funcionários da Hailingfang têm descontos e subsídios internos; somado ao fundo de habitação, ainda vale a pena. E o melhor é que esses apartamentos não têm área comum rateada.
— É sério?
— Claro que é! Minha família é parente da família de Jiang Miao, e, além disso, assim que esta obra acabar, eu também serei funcionário oficial da Hailingfang. — Ao dizer isso, a irritação de Jiang Dachong com a avareza do pai diminuiu um pouco.
Afinal, conseguir entrar na Hailingfang hoje em dia era considerado um excelente emprego na região, mesmo que fosse apenas como um simples segurança.
— Quem me dera poder entrar na Hailingfang também — disse Lin Yongqiang, com inveja.
Jiang Dachong parou um instante e bebeu um gole d'água:
— Por que você não se candidata? Você é de Yantji, seria bem fácil conseguir uma vaga.
— Preciso cuidar do meu pai. Ele é surdo-mudo, e ainda temos os tanques de peixe em casa.
— Ah, então você é um proprietário de terras! Quantos mu?
— Dois mu, rendem mais de cem mil yuans por ano.
— Nada mal! Antigamente, ganhar dez mil por ano já era motivo para agradecer aos deuses. Meu pai cultiva três mu de capim-pato e só tira sessenta mil yuans por ano.
Pensando bem, Lin Yongqiang concluiu que, para se casar com Liu Xiao Man, precisava de um emprego estável e respeitável; caso contrário, seria difícil passar pelo teste do futuro sogro.
— Eu realmente quero entrar na Hailingfang, irmão Dachong. Tem alguma sugestão?
— Sugestão? Claro que é procurar algo por perto! Sua casa é em Yantji, tente a fábrica de ração, as granjas, a fábrica de almôndegas ou até mesmo a fazenda de Nanhu.
— Certo, vou perguntar sobre isso quando voltar — assentiu Lin Yongqiang.
Jiang Dachong amarrou mais uma seção de vergalhão e alertou em voz baixa:
— Rapaz, é bom você se apressar e não ficar de enrolação. Afinal, a primeira fase do projeto tem apenas 2.700 apartamentos. Com cada vez mais funcionários locais, é capaz de as moradias não chegarem para todo mundo.
— Eu sei. — Foi justamente ao ver aquelas moradias que a ideia de ingressar na Hailingfang brotara na mente de Lin Yongqiang.
Afinal, na cidade de Magong já não havia mais casas novas, e o único lugar próximo com empreendimentos recentes era a Baía de Jintjin. Infelizmente, os preços por lá eram excessivamente altos, além de contarem com o rateio de áreas comuns. Ele achava melhor nem nutrir fantasias com Jintjin usando aquele pouco dinheiro que tinha.
Os conjuntos habitacionais desenvolvidos pela Hailingfang ao menos davam a Lin Yongqiang um vislumbre de esperança.
O que mais assusta as pessoas é olhar para a frente e não enxergar a menor possibilidade de mudar a realidade.
E o surgimento da Hailingfang trouxera um milagre econômico à região, injetando expectativas de vida em muita gente e dando a milhares de "Lin Yongqiang" o ímpeto necessário para transformar o próprio destino.
Talvez fosse exatamente esse o verdadeiro significado da existência da Hailingfang!
---
Recomendo o livro do amigo de um amigo.