Capítulo 2
“Vossa Alteza!!!”
Um grito agudo acompanhado do som de porcelana se quebrando ao cair no chão.
Silóro usou toda a força do corpo para segurar firmemente a mão dela, impedindo o alfinete dourado que já começava a perfurar a pele.
Na verdade, ela havia trazido o chá de leite, mas ao levantar a cortina do leito, deparou-se com esta cena aterradora e, sem pensar, interrompeu rapidamente a ação da senhora.
A mulher doente na cama ainda não havia se recuperado da grave enfermidade, estava fraca demais, e Silóro não teve dificuldade em arrancar o alfinete da mão dela.
Assustada, quase às lágrimas, sua voz tremia, carregada de medo e até um pouco de ressentimento: “Vossa Alteza, o que exatamente pretende fazer?”
A mulher debilitada recostou-se no leito, os olhos sem foco algum. Seu desejo de morrer havia atingido o auge; não conseguindo realizar seu intento, caiu em depressão e sofrimento, mergulhando novamente em seu próprio mundo, recusando qualquer comunicação.
Ela encarava o teto com um olhar fixo e vazio, um cenário que, na verdade, era um pouco assustador. Silóro, por sua vez, não era uma das confidentes habituais que estavam acostumadas a essa aparência da senhora, e por isso sentia ainda mais ansiedade e medo.
Ao ver que a senhora não respondia por muito tempo, Silóro, tomada pelo medo e pela angústia, não conseguiu conter as emoções e desabou em lágrimas abafadas.
Se fosse outra pessoa, certamente se enfureceria ao ser afrontada assim na frente de uma criada; mesmo sem puni-la, ficaria descontente. Mas, por um acaso, o choro carregado de mágoa da jovem despertou um pouco de consciência na mulher da cama.
Com esforço, ela virou a cabeça para olhar a garota que chorava descontroladamente e, após um longo silêncio, falou com voz rouca: “Não… não chore…”
Sua voz era suave, transmitindo cuidado e ternura, metade devido à fraqueza do corpo e metade devido à sua natureza.
Silóro então recuperou um pouco da razão, cessando as lágrimas pouco a pouco, abaixou a cabeça e, sem dizer uma palavra, limpou o rosto. Em seguida, esforçou-se para esconder as emoções e ajoelhou-se, batendo a cabeça no chão: “Sua serva estava preocupada e perdeu o controle momentaneamente. Peço perdão, Vossa Alteza.”
A mulher a observava em silêncio, vendo-a acalmar-se e esconder a sutil raiva que quase não podia ser notada.
Quando a senhora está doente, a única criada com autoridade para dispensar as outras e ficar para cuidar dela é alguém de alta posição, provavelmente a criada pessoal mais íntima, que costuma ser muito próxima da senhora, quase inseparável.
Mas a jovem à sua frente falava com respeito, porém com uma distância implícita, e suas palavras eram formais, sem sinais de verdadeira intimidade.
Embora o ressentimento estivesse velado, ela o percebeu claramente.
Uma serva pessoal que realmente se preocupa com a vida da senhora, mas que não tem uma relação próxima e ainda guarda mágoas.
A mulher não queria se aprofundar nessas análises, mas não conseguia controlar seus pensamentos, então apenas balançou a cabeça, preferindo não se envolver mais.
Ao ver que a senhora fechava os olhos novamente, parecendo não querer mais conversa, Silóro mordeu o lábio, recolheu os cacos do prato quebrado do chão e, com medo de que a senhora tentasse se matar novamente, sentou-se ao lado da cama para vigiar, sem se afastar um passo sequer.
Assim passou muito tempo, até que o céu começou a escurecer. Silóro acendeu o castiçal quando alguém chegou trazendo o jantar. Apesar de suas cuidadosas insistências, a mulher na cama permaneceu em silêncio absoluto, recusando-se a comer.
Silóro ficou inquieta, temendo que, incapaz de morrer por ferimentos ou suicídio, ela acabasse morrendo de fome. Sem se importar com possíveis explosões de raiva da senhora, insistiu para que ela se alimentasse.
A mulher, incomodada com a perturbação, abriu os olhos e encarou Silóro fixamente.
Silóro recuou um pouco, mas ainda assim perguntou com coragem: “Vossa Alteza, gostaria de se levantar?”
Ela olhou para a jovem por um momento e então perguntou: “Qual é o seu nome?”
Silóro demorou para reagir, franzindo a testa: “Vossa Alteza, a senhora bateu a cabeça e não se lembra do passado…”
“Qual é o seu nome?” a mulher repetiu.
Silóro mordeu o lábio e respondeu: “Sua serva chama-se Silóro, sou sua criada pessoal.”
A mulher na cama assentiu e disse calmamente: “Meu nome é Jiang Nuo.”
Silóro a olhou fixamente, incapaz de reagir por um longo tempo. Quando a mulher tentou se sentar, Silóro se apressou a ajudá-la, apoiando-a contra a cabeceira e colocando uma almofada atrás para que ficasse confortável.
Feitos esses gestos, Silóro finalmente percebeu o que ela havia dito e arregalou os olhos, incrédula, sem conseguir formar palavras: “O que… o que você disse?!”
Jiang Nuo estava exausta de tudo aquilo.
Ela já tinha certeza: devia ser um caso de possessão.
Que estranho destino seria esse?
Ela pensava que sua vida já fora suficientemente extraordinária, por que agora haveria algo ainda mais estranho?
Ressuscitar após a morte era algo que muitos sonhavam, buscavam e não conseguiam; para ela era algo a evitar a todo custo.
Agora, tudo que ela queria era a morte. Tinha prometido a um ente querido que não se suicidaria, mas quando finalmente conseguiu se libertar, se deparou com essa maldição da possessão, ficando sem palavras.
Diz o ditado: a desgraça se estende por mil anos. De fato, ela era mesmo um desastre, uma criatura amaldiçoada, capaz de retornar à vida em outro corpo mesmo após a morte.
Jiang Nuo desejava profundamente a libertação e pensava que, se a pessoa à sua frente soubesse que ela era apenas uma alma errante, talvez desejasse que ela desaparecesse mais do que ela própria. Por isso, falou com franqueza e clareza: “Eu não estou amnésica, não conheço você… não conheço vocês, porque eu não sou a sua ‘Vossa Alteza’…”
Sua voz era firme e tranquila, suas palavras coerentes, nada parecido com delírios. Silóro, assustada, esqueceu as formalidades e afastou os cabelos perto da orelha da mulher, vendo uma pequena pinta vermelha atrás da orelha.
Silóro respirou aliviada: “Vossa Alteza, a senhora deve estar confusa por causa da queda. Eu a sirvo desde criança, como poderia não reconhecer minha senhora?”
Jiang Nuo olhou para ela e perguntou: “Você já ouviu falar em ‘possessão de cadáver’?”
Silóro ficou paralisada por um momento, olhando para Jiang Nuo e para seus olhos calmos como águas paradas. De repente, sobressaltou-se e elevou a voz: “Você está falando besteira!”
Jiang Nuo a observava em silêncio, com um olhar que misturava tristeza e compaixão, como se lamentasse por si mesma e ao mesmo tempo tivesse pena da jovem à sua frente.
Era um olhar que Silóro nunca havia visto nela antes.
O medo dentro de Silóro cresceu, e ela andou nervosamente de um lado para o outro, repetindo: “Não pode ser, coisas assim não existem no mundo.”
Depois de dar várias voltas, parou diante de Jiang Nuo e disse com esperança: “Vossa Alteza, como podem existir tais coisas de fantasmas e espíritos? A senhora certamente está confusa devido à lesão, suas ideias estão misturadas, logo vai melhorar…”
Jiang Nuo ficou em silêncio por um momento e então respondeu calmamente: “Você disse que me serve desde pequena, será que realmente não reconhece sua senhora?”
Silóro olhou para ela, respirou fundo e disse: “… Se a senhora não é ela, quem é então? De onde vem?”
Ela já esperava que Jiang Nuo estivesse com a mente perturbada, imaginando ser uma alma possessora, sem conseguir explicar nada concreto.
Mas Jiang Nuo hesitou um instante e respondeu: “Sou da cidade de Qingting, do condado de Ninggao.”
Silóro primeiro sentiu desespero, depois uma leve esperança: “Ninggao? Nunca ouvi falar desse lugar… Deve ser que a senhora está enganada!”
Jiang Nuo franziu levemente as sobrancelhas — Ninggao, embora não fosse a capital, ficava perto da capital imperial, era uma região de grandes talentos, que produziu muitos ministros famosos, não uma cidade desconhecida. Depois, ela percebeu que o idioma que ouviu até então era semelhante ao Qin, mas com sotaque diferente. Como sua mãe era do sul, estava acostumada a esse sotaque e por isso não percebeu de imediato.
Com uma suspeita em mente, Jiang Nuo explicou: “É Ninggao, no Estado de Qin.”
Silóro murmurou: “Isso… aqui é o Estado de Jin…”
De fato, os Estados de Jin e Qin tinham uma origem comum, compartilhando uma raiz, por isso suas línguas oficiais eram muito parecidas. Já os Estados de Moliáo e Wei falavam línguas totalmente diferentes; em Moliáo, por exemplo, o idioma era completamente distinto e impossível de entender sem estudo prévio.
Silóro ficou atônita, sem saber como responder.
Será que era realmente um fantasma possuindo o corpo da senhora Chu?
A situação era tão absurda que ela até esqueceu de sentir medo.
“Portanto, eu quero morrer apenas para que tudo volte ao normal,” disse Jiang Nuo com voz calma, mas sincera: “Você também não quer que sua senhora seja ocupada por um espírito errante, não é?”
Silóro despertou imediatamente desse turbilhão de pensamentos e respondeu veementemente: “Não! De jeito nenhum! A senhora não pode morrer!”
Ao ver a expressão preocupada de Jiang Nuo, Silóro já acreditava em sete partes da história. Ela cerrou os dentes e falou sem rodeios: “Se a senhora se matar, a maioria aqui sofrerá junto!”
“Sofrer junto” era uma palavra muito séria; mesmo nas famílias nobres e oficiais, não era comum permitir que servos morressem para acompanhar seus senhores.
O título “Vossa Alteza” era usado amplamente no Estado de Qin, não só para as damas do palácio, mas também como um termo carinhoso para mães, e em algumas regiões para senhoras da casa. Era semelhante no Estado de Jin.
Porém, raríssimas vezes alguém próximo à “Vossa Alteza” morria junto na ocasião da sua morte.
Jiang Nuo sentiu um pressentimento ruim — o quarto onde estavam não parecia nada com um aposento de palácio, mas o tom de Silóro indicava outra coisa…
Silóro olhou fixamente para o rosto familiar à sua frente e perguntou: “Você sabe quem é… sabe quem é a senhora?”
Jiang Nuo balançou a cabeça suavemente.
Silóro respondeu: “Ela é a filha mais velha da família Chu, de Jiangdong.”
Jiang Nuo, que até então estava apática e até sem muita surpresa, finalmente ficou chocada — o sobrenome Chu não era comum; entre as várias famílias Chu, a de Jiangdong era a mais famosa, não só porque Chu Dongyang era o tutor imperial do atual imperador de Jin, com o título de Grande Mestre, mas também porque a filha legítima de Chu Dongyang foi nomeada rainha consorte de Jin há alguns anos.
Ela era a imperatriz consorte do imperador de Jin.