Volume Um: O Espírito Reto do Céu e da Terra Capítulo 20: O Pássaro Cansado Retorna ao Ninho
Página (1/3)
— Mestre, você acredita que existem cultivadores neste mundo? — perguntou uma passageira à motorista do táxi.
— Acredito — respondeu o taxista.
— Como assim? Você já viu algum?
— Já. Certa vez, vi uma velhinha caída no chão, liberando energia espiritual. Num raio de dez metros, ninguém ousava se aproximar — respondeu ele com toda a seriedade.
No banco traseiro do táxi, as duas passageiras, ambas de pele clara, belíssimas e com pernas longas, trocaram olhares e, em seguida, caíram na gargalhada.
— Então, mestre, você gosta de mulheres de pernas longas? — intrometeu-se de repente a amiga.
— Pernas longas? Quanto é “longas”?
— Como as minhas. Para atravessar a rua, só preciso de dois passos.
— Dois passos? Já encontraram o motorista responsável pelo acidente? — perguntou o taxista, desconfiado.
As duas riram tanto que mal conseguiam fechar a boca.
Se neste mundo realmente existiam mestres ocultos entre as pessoas comuns, além do entregador que possuía habilidades extraordinárias, cuidava de crianças, tocava piano e ainda fazia rap, havia também aquele taxista discreto, especialista em manobras absurdas e em disparar uma piada atrás da outra.
O motorista sabia conversar, sabia flertar e, mesmo recolhendo bêbadas inconscientes no meio da noite, jamais deixava o coração vacilar. Cobrava duzentos pela sujeira vomitada no carro e, diante das provocações de uma bêbada desmaiada, não corava nem perdia o ritmo cardíaco.
Naquele momento, as duas beldades de pernas longas no banco traseiro divertiam-se tanto com as falas indecentes do taxista que o interior do carro estava tomado por uma atmosfera alegre.
Foi então que o celular do taxista vibrou de repente. Não era o smartphone conectado à rede 13G que ele usava normalmente, mas um velho Nokia, uma relíquia com teclado de vinte e seis teclas.
As pupilas do taxista se contraíram levemente. Ao abrir o aparelho, viu apenas quatro palavras simples:
“Pássaro cansado retorna ao ninho.”
Sem mudar de expressão, ele guardou o celular de volta.
— Nossa, mestre, em que época estamos? Você ainda usa esse telefone velho? Isso não combina com a sua identidade — comentou a passageira.
— Por acaso, este aparelho é criptografado por satélite. Talvez vocês duas, minhas pequenas fadas, sejam minha última leva de passageiras. Os três anos chegaram ao fim. O Rei Dragão precisa descer da montanha para voltar a cultivar — declarou o taxista.
— Já que o destino nos aproximou, que tal nos adicionar no WeChat? Quando o mestre descer da montanha, com certeza vai encontrar vilões metidos a importantes, prontos para serem humilhados. Nessa hora, basta lançar sua flecha que atravessa as nuvens, e nós duas chegaremos à frente de mil soldados para lhe dar apoio — disse a passageira.
— Minhas senhoritas, a corrida custa apenas sete yuans. Não precisam usar um estratagema de beleza! — respondeu o taxista.
As duas caíram na gargalhada, e o interior do carro voltou a se encher de alegria.
Ao sul da cidade havia uma árvore de cotino, que já crescera e se espalhara como um enorme guarda-sol.
Sob a árvore havia uma floricultura, cujo negócio era cuidado por uma florista cega. Ela vestia um longo vestido branco como a neve, e sua pele, castigada pelo sol, era ligeiramente escura.
A vida da florista cega era tranquila e desapegada. Parecia não se importar com quanto dinheiro ganhava, mas administrava a loja com extrema regularidade: abria pontualmente às oito da manhã, limpava tudo e depois começava a cuidar de suas flores e plantas.
Ninguém sabia como ela conseguia cultivá-las, mas, fosse primavera, verão, outono ou inverno, a floricultura estava sempre impregnada de uma fragrância delicada.
Ao meio-dia, a florista cega costumava tocar música sob a árvore de cotino. Não era uma cítara, mas um antigo instrumento de sete cordas. Sua música era elegante e, de algum modo, sempre acalmava o coração. Com o passar do tempo, os vizinhos construíram uma pequena casa de chá sob a árvore, onde bebiam e escutavam sua música.
Eles traziam as próprias folhas de chá, mas usavam a água quente da floricultura. Naturalmente, ao irem embora, deixavam algum dinheiro sobre o balcão.
A florista cega nunca verificava quanto recebia. Ao fechar a loja, simplesmente recolhia o dinheiro e o colocava no balcão.
Às vezes, porém, alguns moleques travessos apareciam para perturbá-la. Atiravam água com pistolas de brinquedo e gritavam com insolência:
— Cega, morra!
A florista cega nunca se irritava. Quando os garotos se deixavam levar pela própria arrogância, algum senhor da vizinhança os agarrava e lhes dava uma surra. Ainda assim, a florista nunca tentava impedir.
Naquele dia, alguns homens e mulheres bem-vestidos preparavam chá ao redor de um braseiro sob a árvore de cotino, conversando em voz alta. Eram provavelmente profissionais de destaque, falando sobre quem havia fechado um grande negócio ou assinado um contrato importante.
A florista cega limitava-se a escutar. De vez em quando, os clientes também bebiam álcool. A floricultura tinha bebidas, mas cada um ia buscá-las sozinho e pagava o que achasse justo — ou nem pagava. A florista cega jamais perguntava.
Página (1/3)
Página (2/3)
Chegou a hora de a florista cega tocar. Os clientes da casa de chá interromperam as conversas e se concentraram em silêncio.
A florista havia acabado de dedilhar algumas cordas quando o celular tocou de repente. Ela o pegou e fitou a tela com seus olhos cegos, como se pudesse enxergar o conteúdo. Um cliente observador percebeu que a dona da floricultura, sempre serena e indiferente, parecia bastante agitada.
Naquele dia, a dona da floricultura não tocou.
Desde a inauguração da loja, ela jamais havia fechado mais cedo. Mas, pela primeira vez, encerrou o expediente antes do horário, limpou a floricultura até deixá-la impecável e depois ficou parada sob a árvore de cotino, esperando. Provavelmente esperava alguém.
A partir daquele dia, a floricultura nunca mais abriu.
Com o passar do tempo, a casa de chá sob a árvore também foi desmontada. De vez em quando, algum vizinho parava ali, como se sentisse saudade da música da florista.
Mas, no fim, cada vez menos pessoas paravam. Por fim, parecia que todos haviam esquecido que uma florista cega vivera naquele lugar. Ocasionalmente, algum moleque passava e disparava água contra a porta, mas até isso acabava se tornando entediante.
Às vezes, os garotos pensavam:
“Será que a cega caiu no rio e morreu afogada? Ela nem se desviava quando alguém disparava água contra seu corpo; provavelmente também não saberia nadar.”
No mercado municipal, junto à banca de carne suína.
Um açougueiro corpulento, coberto de gordura, movia os pulsos com agilidade enquanto cortava a carne. Nas mãos dele, meia carcaça de porco levava pouco mais de dez minutos para se transformar em tiras perfeitamente alinhadas sobre a bancada.
O açougueiro levava o trabalho a sério. Nunca enganava os clientes no peso. Embora tivesse uma aparência feroz, era um homem de excelente temperamento, jamais discutia com ninguém e trabalhava com honestidade e dedicação.
A viúva Li Ermei, que vendia verduras na banca ao lado, cobiçava aquele corpo avantajado havia muito tempo. Viúva há muitos anos e responsável sozinha por uma criança, passava os dias trabalhando de madrugada até a noite. Embora tivesse se acostumado às dificuldades da vida, ainda não se acostumara a viver sem um homem.
A honestidade e a estabilidade do açougueiro haviam chamado sua atenção fazia muito. Um homem como ele era alguém em quem se podia confiar por toda a vida.
Naquele dia, ela decidiu abandonar toda a reserva. Mesmo que tivesse de arrastá-lo, levaria o açougueiro para a própria cama.
Com más intenções no coração, Li Ermei aproximou-se sorrateiramente da banca. Ao perceber que não havia ninguém por perto, bateu de leve com o ombro no açougueiro e perguntou em voz baixa:
— Ei, açougueiro, você vive sozinho. Sente falta de uma mulher?
O açougueiro lançou-lhe um olhar estranho.
— Sou um homem normal. É claro que sinto.
— E gostaria de ter uma esposa?
— O quê? Vai me arranjar uma?
— Se quer uma esposa, basta dizer uma palavra. A partir de hoje, serei sua — declarou Li Ermei, com ar brincalhão.
Embora tivesse se preparado psicologicamente, ao pronunciar aquelas palavras tão sugestivas ela ainda corou de vergonha, como uma jovem apaixonada na primavera da vida.
O açougueiro ficou olhando para ela, como se quisesse despi-la completamente com os olhos.
— Seu safado! Eu sabia que você gostava de mim. Se não se importar que eu tenha um filho, nós dois podemos nos juntar e viver como uma família — disse Li Ermei, encarando-o com ardor.
— Viver juntos, tornar-se pai sem precisar trabalhar para isso... quem não gostaria? — provocou o açougueiro.
— Seu safado, estou falando sério. Faz muito tempo que cobiço esse seu corpo gorducho. Você vende carne, eu vendo verduras. Daqui a alguns anos, economizamos dinheiro, compramos uma casa e finalmente teremos um lar na cidade de Jiangnan. Uma vida simples e tranquila, mas cheia de alegria. Depois, eu lhe darei outro filho, para que o Pequeno Bao tenha companhia. Que tal? — perguntou Li Ermei, sonhadora.
Era a vida feliz com que tantas vezes sonhara, embora sempre a tivesse considerado um luxo. Se pudesse viver assim, já estaria satisfeita.
Foi nesse momento que o celular do açougueiro tocou de repente. Ao abri-lo, ele viu apenas quatro palavras breves:
“Pássaro cansado retorna ao ninho.”
O açougueiro lançou um olhar profundo a Li Ermei, como se sentisse certo pesar.
Tirou o avental preso ao peito, enfiou a faca de açougueiro na cintura e limpou de qualquer jeito as mãos gordurosas num pano. Então disse a Li Ermei:
— Se eu voltar, conversaremos sobre isso.
Depois, saiu.
Li Ermei perguntou, encantada:
— Quando você volta? Vou aquecer sua cama enquanto espero.
Sem sequer olhar para trás, o açougueiro respondeu:
— Não voltarei.
O taxista continuava entretendo as duas beldades de pernas longas com sua conversa disparatada. Levantou a mão, olhou para o relógio e disse de repente:
— Vocês se importam se eu pegar mais uma pessoa?
Página (2/3)
Página (3/3)
As duas balançaram a cabeça.
Um táxi parou sob a árvore de cotino, diante da floricultura. A florista cega abriu a porta com naturalidade e entrou.
As duas mulheres, muito confiantes na própria beleza, ficaram levemente surpresas ao ver a florista cega. Aquela mulher parecia transmitir uma sensação de paz.
O táxi seguiu até o mercado municipal. O açougueiro, com uma faca de abate presa à cintura, abriu a porta do passageiro e entrou.
O táxi chegou ao Edifício do Comércio Exterior. Na praça, uma multidão se aglomerava, acompanhada por gritos e assobios. Parecia que alguém estava se declarando.
As duas beldades de pernas longas também haviam chegado ao destino. Ao verem a agitação na praça, empurraram-se curiosamente para dentro da multidão.
No centro da praça, havia um círculo de rosas. No meio dele estava uma mulher usando jeans azul-claro e uma camisa branca. Ela usava óculos de armação preta e tinha uma aparência muito elegante.
Diante dela, um homem de cerca de trinta anos estava ajoelhado sobre uma perna, segurando um buquê de rosas.
— Professora Lin, seja minha namorada. Gosto de você há muito tempo — declarou ele, emocionado.
— Ah... aceite! Aceite!
— Fiquem juntos! Fiquem juntos!
Os curiosos da praça começaram a aplaudir e gritar. A atmosfera havia sido perfeitamente preparada, e aquela grande cena de espectadores estava decorada de maneira bastante acolhedora.
A professora Lin, alvo da declaração, mantinha uma expressão serena. De repente, seu olhar encontrou, do lado de fora da multidão, o taxista, o açougueiro e a florista cega.
Ela se dirigiu ao homem ajoelhado:
— Desculpe, Ouyang Hao. Preciso me ausentar por um momento.
A professora Lin caminhou para fora da multidão.
Nesse instante, um Mercedes Classe G parou diante da praça.
Quem dirigia era Xue Qian.
Yun Yue’er foi a primeira a descer, seguida por Jiang Yuan.
Sem desviar os olhos, Yun Yue’er entrou no Edifício do Comércio Exterior. Depois que atravessou a multidão, o taxista, a florista cega e o açougueiro passaram a segui-la.
A professora Lin, que também havia conseguido sair da multidão, caminhou por último.
— Uau, aquela mulher tem uma presença tão poderosa que parece que estou diante de uma chefe — comentaram as duas beldades de pernas longas, observando as costas de Yun Yue’er.
— Que estranho. Veja, a professora Lin, que estava recebendo a declaração, foi com ela. E o taxista também está ali.
— Por que tenho a sensação de que aquelas pessoas, incluindo a professora Lin, estão emanando uma frieza sinistra?
— Frieza sinistra? Que tipo de sensação é essa? Como quando o namorado tira toda a sua roupa?
— Não. Parece... parece aquela intenção assassina dos romances de artes marciais.
— I-intenção assassina? Que bobagem.
As duas mulheres trocaram um olhar e acharam tudo aquilo engraçado. A multidão já havia se dispersado, e elas entraram na praça de mãos dadas. A estranheza que sentiam diante daquele grupo peculiar foi logo lançada para longe, esquecida nas alturas.
Página (3/3)