Capítulo trinta e um: De cadeira de rodas?
Página (1/3)
O pronunciamento de Joana deixou pai e filho bastante surpresos, fazendo-os virar o rosto para fitá-la.
Sobretudo Lucas, que jamais imaginara que Joana se apresentaria para assumir a responsabilidade.
Seu coração estava cheio de dúvidas. Não conseguia entender como aquela mulher podia ser tão bondosa. Ainda assim, isso não impedia que, como um pequeno homem, ele sentisse o dever de assumir a responsabilidade.
— Não foi assim, papai. Eu é que sou competitivo e gosto de me comparar aos outros. Quando vi que ela tinha pedido comida, fiquei irritado e fiz o pedido antes dela.
Durante todo o tempo, ele não a chamou uma única vez de mãe. Portanto, embora aquelas palavras fossem claramente uma tentativa de defendê-la, Joana ainda assim se sentiu incomodada.
Quando ficava contrariada, seu tom de voz imediatamente se tornava indelicado.
— Se a responsabilidade é minha, então é minha. Por acaso preciso que uma criança como você venha me defender?
A frase veio acompanhada de um revirar de olhos.
Lucas também sabia muito bem escolher o que levar em consideração. Ignorou completamente o olhar de desprezo de Joana e apenas enfatizou, com expressão séria:
— Eu não sou uma criança.
Joana ficou sem palavras.
Quem foi que ensinou aquele garoto a se concentrar justamente no ponto errado?
Só podia ter sido Leonardo!
Sentado ao lado, sem sequer ter conseguido dizer uma palavra, Leonardo recebeu aquele olhar de desprezo sem motivo algum.
Infelizmente, não podia se dar ao luxo de ofender nem a adulta nem a criança. Só lhe restava dar de ombros e aceitar o próprio destino.
Como não havia nada para fazer à noite, Leonardo não queria que Lucas continuasse o tempo todo no quarto do hospital e sugeriu levá-lo para dar uma volta lá embaixo.
Lucas ainda era uma criança. Depois de passar o dia inteiro entediado no quarto, já não conseguia mais ficar parado. Assim que ouviu a sugestão de Leonardo, escorregou imediatamente da cama, vestiu o casaco e trocou os sapatos sozinho, sem precisar que os adultos se preocupassem com nada.
Joana, que também passara o dia inteiro deitada, sentiu certa vontade de sair. Porém, o arranhão em sua perna era bastante sério. Dentro do quarto, ainda conseguia caminhar um pouco, mas certamente não daria muitos passos do lado de fora.
Pedir a Leonardo, rebaixando-se, que a levasse consigo era algo que ela não conseguia fazer.
Só podia observá-lo ansiosamente, esperando que ele percebesse o desejo em seus olhos e tomasse a iniciativa de convidá-la.
No fim, esperou até ver pai e filho fecharem a porta e partirem juntos, sem que ele sequer lhe perguntasse alguma coisa.
Joana perdeu imediatamente o ânimo.
Muito bem. Se ele não queria levá-la, então que não levasse!
Ela não era ninguém para ele. Por que ele deveria se preocupar com ela o tempo todo?
Afinal, não era justamente isso que ela sempre quis? Que ele não prestasse atenção nela?
Então por que aquilo lhe causava um gosto tão amargo?
Perdida em pensamentos e entregue à autopiedade, Joana não percebeu que a porta do quarto fora novamente aberta em silêncio, deixando apenas uma fresta.
Leonardo voltou empurrando uma cadeira de rodas. Lucas permanecia parado à porta, fazendo beicinho, mas não o impediu.
Página (2/3)
— Vamos!
— Aonde vamos? — perguntou Joana, com ar magoado, sem perceber imediatamente a cadeira de rodas.
— Vou empurrá-la para tomar um pouco de ar fresco. Ficar o tempo todo no quarto também não ajuda na recuperação.
— Você quer que eu me sente numa cadeira de rodas?
Só então Joana percebeu aquela coisa preta e feia ao lado de Leonardo. Seu corpo inteiro se encheu de resistência. Para ela, cadeira de rodas era algo destinado a pessoas gravemente doentes e incapazes de andar.
Aquilo não combinava nem um pouco com ela. Se encontrasse alguma daquelas falsas amigas, provavelmente no dia seguinte todo o círculo social estaria comentando que suas pernas haviam ficado inutilizadas e que ela fora obrigada a se entregar a Leonardo.
Ela não tinha dignidade?
— Algum problema?
Ao ver a resistência estampada no rosto de Joana, Leonardo também ficou sem palavras. Realmente, mãe e filho eram iguais: para eles, a aparência importava mais do que tudo.
— Um problemão!
— Então você não quer sair um pouco?
Mas quem era Leonardo? Ele conhecia Joana melhor do que ela própria. Bastou uma frase para fazê-la baixar a guarda.
Sabendo que ela não suportava ficar sozinha, só precisou tentá-la um pouco para que caísse na armadilha.
Depois de refletir em silêncio por alguns segundos, Joana finalmente decidiu obedecer à sua alma sedenta de liberdade.
— Está bem, mas primeiro arranje um chapéu para mim.
Usar um chapéu era a última demonstração de teimosia de Joana. Quanto ao resto, só podia contar com a sorte. Que não encontrasse nenhum conhecido!
Não era à toa que Leonardo a conhecia melhor do que ela mesma. Assim que ela terminou de falar, ele, como se fizesse mágica, tirou sabe-se lá de onde um chapéu e estendeu-o a ela.
— Coloque.
— Como você sabia que eu acabaria cedendo? E que pediria um chapéu?
Joana estava completamente atônita.
— Foi um palpite.
Cinco minutos depois, os três finalmente entraram no elevador que descia.
Lucas realmente passara o dia inteiro preso no quarto. Assim que chegaram ao jardim, soltou-se por completo. Olhava isto, tocava aquilo, divertindo-se como nunca.
Leonardo empurrava Joana na cadeira e não conseguia acompanhá-lo. Por isso, de tempos em tempos, chamava-o para lembrá-lo de tomar cuidado.
Sentada na cadeira de rodas, Joana ergueu os olhos para Leonardo, que parecia tenso, e para Lucas, que brincava alegremente a certa distância. Seus pensamentos começaram a se perder no tempo.
Ela não pôde deixar de se lembrar das palavras que o pai lhe dissera muito tempo antes:
— Só ficarei tranquilo quando você se casar com Leonardo! Só ao lado dele você poderá ser feliz! Seu pai e sua mãe só querem o seu bem!
Naquela época, ela não entendia. Como obrigá-la a ficar com alguém de quem não gostava poderia ser para o seu bem?
Achava que os pais não compreendiam que tipo de liberdade e felicidade ela desejava.
Página (3/3)
Ela se rebelara ferozmente, resistindo friamente a tudo, e acabara com os pais mortos — enquanto ela sequer conseguira vê-los uma última vez.
Mas, diante da cena daquele dia, parecia começar a compreender as boas intenções dos pais.
Também parecia ter finalmente percebido o que era, afinal, a felicidade de que eles falavam.
Aos olhos deles, felicidade não era simplesmente um casal vivendo em harmonia, um pai amoroso e um filho respeitoso, uma família reunida compartilhando as alegrias e as trivialidades da vida cotidiana?
A vida não era justamente assim?
Mas será que a vida precisava ser somente isso?
A mente de Joana estava um caos. Em apenas alguns dias de convivência, ela já não conseguia entender o que realmente queria.
No passado, acreditava que seu maior desejo era viver um amor arrebatador. Por isso, escolhera apaixonar-se por Henrique, o homem a quem seus pais se opunham.
Também acreditava que o que mais odiava era a rotina insignificante, a repetição diária do dia anterior. Então por que, naquele momento, sentia uma espécie de familiaridade doméstica ao observar a convivência entre Leonardo e Lucas?
Ela não conseguia entender o que havia de errado com seus pensamentos.
Naquele instante, tampouco sabia como deveria continuar seguindo em frente.
Mas de uma coisa tinha certeza: ainda queria se divorciar.
Naquela época, acreditara ingenuamente que somente fugindo daquele círculo seria capaz de descobrir o que realmente desejava.
Quando finalmente descobrira, porém, tudo já havia mudado, e era tarde demais para qualquer coisa.
Leonardo observava a expressão de Joana mudar repetidas vezes, e seu coração também oscilava inquieto. Com aquele temperamento imprevisível, ele temia sinceramente que ela estivesse tramando alguma nova confusão.
Felizmente, até o momento em que Lucas se cansou de brincar e subiu com eles, Joana não disse mais nada.
Para Leonardo, aquele era o melhor resultado possível.
Ele acreditava que, se Joana realmente passasse a conviver de coração aberto com Lucas, acabaria aceitando o filho que ele carregara durante dez meses.
Afinal, em sua essência, ela ainda era bondosa.
Só não sabia se conseguiria esperar até aquele dia.
Naquele momento, Leonardo nunca sentira tanto ressentimento contra o destino. Por que o céu não podia lhe conceder um pouco mais de tempo?
Os dois adultos, cada um mergulhado nos próprios pensamentos, não estavam muito animados. Diante da tagarelice de Lucas, limitavam-se a responder de maneira distraída.
Felizmente, depois de se cansar brincando lá embaixo, Lucas tomou banho e escovou os dentes. Poucos minutos depois de voltar ao quarto, já havia adormecido.
Leonardo ajeitou a coberta sobre ele, pegou uma bacia com água e caminhou até a cama de Joana.
— Estenda as mãos. Vou limpá-las para você.